Gaia: PS junta-se a independente José Guilherme Aguiar

Bruno Santos / wikimedia

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

O PS de Gaia assinou hoje um acordo de compromisso com o movimento independente ‘Juntos por Gaia’, de José Guilherme Aguiar, para assegurar a governabilidade da câmara, conseguindo assim o executivo PS / Aguiar juntar oito vereadores contra os três eleitos pelo PSD/CDS.

“É absolutamente inviável e impossível que haja qualquer acordo com o PSD atual de Vila Nova de Gaia e com os vereadores que o representam na câmara municipal”, garantiu hoje o presidente eleito, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

A 29 de setembro o Partido Socialista não conseguiu a maioria absoluta em Gaia, tendo eleito apenas 5 mandatos, contra 6 da oposição (3 pela coligação PSD/CDS e 3 pelos independentes liderados por Guilherme Aguiar).

Para “garantir condições de governabilidade”, e ultrapassar a falta de maioria absoluta, o PS assinou hoje um compromisso com os independentes que terão agora direito a pelouros na vereação, não estando ainda distribuídas as pastas.

“Neste momento o que temos é um acordo programático. Amanhã [sexta-feira] encerraremos o processo que não implicará pelouros para todos os vereadores da lista de Guilherme Aguiar, implicará para alguns e implicará responsabilidades, isso sim, políticas e de empenho e de envolvimento no projeto autárquico de Gaia”, explicou o autarca que já em campanha assumiu que ficaria com os pelouros da educação e ação social.

 

Também Guilherme Aguiar, que encabeçava o movimento independente, espera que “a solução do presidente abarque soluções que constituam mais-valia”, lembrando que por já ter desempenhado funções em Gaia existem “áreas de intervenção” em que está “mais à vontade”:

O acordo de compromisso a vigorar durante os quatro anos do mandato foi apenas possível pela “semelhança de propostas políticas” constantes dos programas eleitorais de cada uma das candidaturas e pelo “entendimento perfeitamente atingível” entre os seus líderes.

“Ambas as candidaturas, nas propostas e compromissos políticos que assumiram perante o eleitorado, priorizaram a pessoa humana como centro, objeto e destino do essencial da ação política no quadriénio 2013-2017, tendo também ambas coincidido na necessidade de conhecer, com rigor, o ponto de partida no tocante à situação financeira da Câmara Municipal de Gaia e empresas municipais”, refere o documento.

 

Do compromisso fazem parte as promessas de reduzir o IMI em 14% até ao final do mandato, de assumir que todos os livros são gratuitos para o 1.º ciclo e tendencialmente gratuitos para o 2.º, de exigir a abertura imediata do Centro de Reabilitação do Norte e de isentar totalmente de IMI todas as novas empresas que gerem cinco postos de trabalho.

Eduardo Vítor Rodrigues admitiu ainda que “quaisquer que tivessem sido os resultados, a disponibilidade do PS e do presidente para a abertura a outros atores políticos seria total”, mas realçou que “daqui a três anos e nove meses, cada um tem o seu caminho a seguir”.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …