Gaia: PS junta-se a independente José Guilherme Aguiar

Bruno Santos / wikimedia

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

O PS de Gaia assinou hoje um acordo de compromisso com o movimento independente ‘Juntos por Gaia’, de José Guilherme Aguiar, para assegurar a governabilidade da câmara, conseguindo assim o executivo PS / Aguiar juntar oito vereadores contra os três eleitos pelo PSD/CDS.

“É absolutamente inviável e impossível que haja qualquer acordo com o PSD atual de Vila Nova de Gaia e com os vereadores que o representam na câmara municipal”, garantiu hoje o presidente eleito, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

A 29 de setembro o Partido Socialista não conseguiu a maioria absoluta em Gaia, tendo eleito apenas 5 mandatos, contra 6 da oposição (3 pela coligação PSD/CDS e 3 pelos independentes liderados por Guilherme Aguiar).

Para “garantir condições de governabilidade”, e ultrapassar a falta de maioria absoluta, o PS assinou hoje um compromisso com os independentes que terão agora direito a pelouros na vereação, não estando ainda distribuídas as pastas.

“Neste momento o que temos é um acordo programático. Amanhã [sexta-feira] encerraremos o processo que não implicará pelouros para todos os vereadores da lista de Guilherme Aguiar, implicará para alguns e implicará responsabilidades, isso sim, políticas e de empenho e de envolvimento no projeto autárquico de Gaia”, explicou o autarca que já em campanha assumiu que ficaria com os pelouros da educação e ação social.

 

Também Guilherme Aguiar, que encabeçava o movimento independente, espera que “a solução do presidente abarque soluções que constituam mais-valia”, lembrando que por já ter desempenhado funções em Gaia existem “áreas de intervenção” em que está “mais à vontade”:

O acordo de compromisso a vigorar durante os quatro anos do mandato foi apenas possível pela “semelhança de propostas políticas” constantes dos programas eleitorais de cada uma das candidaturas e pelo “entendimento perfeitamente atingível” entre os seus líderes.

“Ambas as candidaturas, nas propostas e compromissos políticos que assumiram perante o eleitorado, priorizaram a pessoa humana como centro, objeto e destino do essencial da ação política no quadriénio 2013-2017, tendo também ambas coincidido na necessidade de conhecer, com rigor, o ponto de partida no tocante à situação financeira da Câmara Municipal de Gaia e empresas municipais”, refere o documento.

 

Do compromisso fazem parte as promessas de reduzir o IMI em 14% até ao final do mandato, de assumir que todos os livros são gratuitos para o 1.º ciclo e tendencialmente gratuitos para o 2.º, de exigir a abertura imediata do Centro de Reabilitação do Norte e de isentar totalmente de IMI todas as novas empresas que gerem cinco postos de trabalho.

Eduardo Vítor Rodrigues admitiu ainda que “quaisquer que tivessem sido os resultados, a disponibilidade do PS e do presidente para a abertura a outros atores políticos seria total”, mas realçou que “daqui a três anos e nove meses, cada um tem o seu caminho a seguir”.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …