Gaia: PS junta-se a independente José Guilherme Aguiar

Bruno Santos / wikimedia

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

Eduardo Vítor Rodrigues, novo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, eleito pelo PS

O PS de Gaia assinou hoje um acordo de compromisso com o movimento independente ‘Juntos por Gaia’, de José Guilherme Aguiar, para assegurar a governabilidade da câmara, conseguindo assim o executivo PS / Aguiar juntar oito vereadores contra os três eleitos pelo PSD/CDS.

“É absolutamente inviável e impossível que haja qualquer acordo com o PSD atual de Vila Nova de Gaia e com os vereadores que o representam na câmara municipal”, garantiu hoje o presidente eleito, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

A 29 de setembro o Partido Socialista não conseguiu a maioria absoluta em Gaia, tendo eleito apenas 5 mandatos, contra 6 da oposição (3 pela coligação PSD/CDS e 3 pelos independentes liderados por Guilherme Aguiar).

Para “garantir condições de governabilidade”, e ultrapassar a falta de maioria absoluta, o PS assinou hoje um compromisso com os independentes que terão agora direito a pelouros na vereação, não estando ainda distribuídas as pastas.

“Neste momento o que temos é um acordo programático. Amanhã [sexta-feira] encerraremos o processo que não implicará pelouros para todos os vereadores da lista de Guilherme Aguiar, implicará para alguns e implicará responsabilidades, isso sim, políticas e de empenho e de envolvimento no projeto autárquico de Gaia”, explicou o autarca que já em campanha assumiu que ficaria com os pelouros da educação e ação social.

 

Também Guilherme Aguiar, que encabeçava o movimento independente, espera que “a solução do presidente abarque soluções que constituam mais-valia”, lembrando que por já ter desempenhado funções em Gaia existem “áreas de intervenção” em que está “mais à vontade”:

O acordo de compromisso a vigorar durante os quatro anos do mandato foi apenas possível pela “semelhança de propostas políticas” constantes dos programas eleitorais de cada uma das candidaturas e pelo “entendimento perfeitamente atingível” entre os seus líderes.

“Ambas as candidaturas, nas propostas e compromissos políticos que assumiram perante o eleitorado, priorizaram a pessoa humana como centro, objeto e destino do essencial da ação política no quadriénio 2013-2017, tendo também ambas coincidido na necessidade de conhecer, com rigor, o ponto de partida no tocante à situação financeira da Câmara Municipal de Gaia e empresas municipais”, refere o documento.

 

Do compromisso fazem parte as promessas de reduzir o IMI em 14% até ao final do mandato, de assumir que todos os livros são gratuitos para o 1.º ciclo e tendencialmente gratuitos para o 2.º, de exigir a abertura imediata do Centro de Reabilitação do Norte e de isentar totalmente de IMI todas as novas empresas que gerem cinco postos de trabalho.

Eduardo Vítor Rodrigues admitiu ainda que “quaisquer que tivessem sido os resultados, a disponibilidade do PS e do presidente para a abertura a outros atores políticos seria total”, mas realçou que “daqui a três anos e nove meses, cada um tem o seu caminho a seguir”.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …