Gaia disponibiliza mais 50 casas para arrendamento de baixo custo

Jsome1 / Flickr

-

A Câmara de Gaia vai disponibilizar mais 50 habitações para arrendamento a baixo custo, localizadas nas freguesias de Canelas e Madalena, e com rendas entre os 250 e os 370 euros.

O protocolo para o programa Arco-Íris II foi assinado em Julho entre a empresa municipal Gaiurb, Urbanismo e Habitação e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e as frações estão agora disponíveis para arrendamento.

“A pressão que estamos a sentir hoje em dia não é tanto uma pressão de pobres à procura de casa, mas uma pressão de classe média empobrecida à procura de casa. (…) Precisamos de mecanismos de arrendamento baixos, mas se possível fora do contexto de bairro social“, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Gaia.

Eduardo Vítor Rodrigues destacou que as 50 habitações são fruto de uma relação estabelecida entre a Câmara, “entidades bancárias e agentes do imobiliário para disponibilizar para o mercado de arrendamento casas a baixo custo”.

Estão disponíveis para arrendamento 29 frações habitacionais (T2 e T3) na Quinta da Bela Vista, localizada na freguesia da Madalena, com rendas entre os 288 e os 352 euros, e 21 frações (T1, T2 e T3) situadas no Edifício Prestige, na freguesia de Canelas, com rendas entre os 250 e os 370 euros, ainda relativas ao primeiro Arco-Íris.

Podem candidatar-se ao programa todos os munícipes “que tenham rendimentos provenientes de trabalho e/ou reforma”, bastando a sua adesão por e-mail (habitacao@gaiurb.pt) ou nas instalações do Departamento de Habitação da Gaiurb.

O Programa Arco-íris – Novos Horizontes para o Arrendamento, que visa beneficiar, através da disponibilização de condições diferenciadas, jovens e agregados carenciados do município no acesso ao mercado de arrendamento, foi criado em 2010 pelo anterior executivo e resultou de uma parceria entre a autarquia, através da Gaiurb, e a CGD.

“Desde então, a Gaiurb implementou o Arco-Íris com o objetivo de criar uma mudança de paradigma em termos de respostas habitacionais no município, o que culminou com a instituição da segunda geração do projecto, já em 2014”, refere a autarquia em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …

Fábio Silva: "No Benfica sempre foram impecáveis comigo"

O jovem avançado de 17 anos do FC Porto, Fábio Silva, recordou a passagem pela formação do SL Benfica, confessando que lá todos o trataram muito bem. Em entrevista ao jornal Vivacidade, Fábio Silva, jovem jogador …