Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

European Parliament / Flickr

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela.

O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço com uma navalha e, depois, entregou-se numa esquadra da PSP, dizendo que tinha ferido “a companheira com uma arma branca”, na Rua Professor Machado Vilela. Ainda foram acionados os meios de emergência, mas já só foi possível declarar o óbito.

“Viemos trabalhar de manhã e soubemos que a nossa colega tinha sido morta pelo ex-marido”, contou Paulo Brandão, diretor artístico do Theatro Circo, ao jornal Público. Ficaram todos em choque. Todos os dias a viam por ali a tratar de assuntos relacionados com a gestão quotidiana do teatro.

“Sempre muito simpática, disponível, prestável.” De acordo com os colegas, Gabriel tinha-se “separado há pouco” do homem com quem se casara havia “dois ou três anos”, mas poucos sabiam que era vítima de violência doméstica ou que era alvo de perseguição. Ninguém imaginava tal desfecho.

“Isto é uma coisa que nos afeta a todos”, salienta Paulo Brandão. “Temos 17 mulheres a trabalhar aqui. Somos uma estrutura de cultura, mas também uma instituição que quer marcar a diferença, que quer levar a sociedade a pensar.”

Ao Expresso, Cláudia Leite, administradora do Theatro Circo e amiga da vítima, conta que Gabriela Monteiro, que trabalhava na área da gestão, “tinha acabado de se divorciar e confidenciara com algumas colegas de trabalho que era alvo de alguma perseguição por parte do ex-marido, que procurava ainda uma reconciliação e insistia numa aproximação”. “Havia ainda uma obsessão”.

Na quinta-feira, as portas do teatro mantiveram-se fechadas. Em solidariedade, a Companhia de Teatro de Braga – CTB cancelou o espetáculo que estava agendado para essa noite. Pelas 21h30, realizou-se uma vigília em frente ao velho edifício. Quem ali trabalha quis prestar homenagem a “Gabriela e a todas as vítimas de qualquer tipo de violência doméstica”.

“Convidamos a cidade a juntar-se a nós, vestindo de branco e trazendo consigo uma flor”, lê-se num comunicado que emitiram à hora do almoço de quinta-feira, antes da vigília.

Gabriela deixa dois filhos de uma relação anterior. Há uma terceira criança envolvida, o filho do suspeito de homicídio, também de uma relação anterior.

O homem, funcionário da Bragaparques, de 47 anos, está detido e foi presente esta quinta-feira no Tribunal Judicial de Guimarães.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, “o coordenador do grupo de trabalho para a definição de uma estratégia contra a violência doméstica tem efetuado uma monitorização permanente dos homicídios em contexto de violência doméstica”. Atendendo apenas a este ano, já há “indícios seguros de morte ocorrida em contexto de violência doméstica” de 21 pessoas do sexo feminino, incluindo uma criança, e seis do sexo masculino.

“Existem outros casos, designadamente com vítimas mulheres, que ainda não é possível assegurar com a necessária segurança que ocorreram em contexto de violência doméstica, aguarda-se que as investigações esclareçam os exactos contornos”, refere ainda o gabinete de imprensa do Ministério Público.

O número de queixas apresentadas nos postos da GNR e nas esquadras da PSP mantêm-se elevadas. Segundo o Relatório Anual de Monitorização de 2018, as forças de segurança registaram 26.432 participações de violência doméstica. Lisboa (5981), Porto (4614), Setúbal (2458), Aveiro (1804) e Braga (1801) foram os distritos com mais queixas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …