Fundo americano salva finanças do Sporting (e bancos perdoam milhões em dívida)

Mario Cruz / Lusa

O Sporting encontrou uma solução para os problemas de tesouraria imediatos, graças a um acordo financeiro com o Fundo norte-americano Apollo que vai emprestar ao clube 65 milhões de euros. Enquanto isso, a SAD conseguiu um perdão de dívida de 94,5 milhões do Novo Banco e do BCP.

Estes dados são avançados pelo Jornal Económico que assinala que o clube de Alvalade assegurou o perdão de uma dívida bancária de cerca de 94,5 milhões de euros.

No acordo com o Novo Banco e com o BCP, o clube de Alvalade dispõe-se a comprar as posições das duas entidades financeiras na Sporting SAD por 30% do valor que foi pago pelos bancos.

Estão em causa os chamados valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em acções (VMOC), emitidos em 2011 e em 2014, que Novo Banco e BCP adquiriram pelo valor unitário de um euro. Este processo visou transformar dívidas do clube à Banca em capital da SAD.

Os bancos acordaram que o Sporting vai proceder à recompra dos VMOC por 30 cêntimos.

O BCP detém 83,4 milhões de euros em VMOC e o Novo Banco detém 51,4 milhões de euros. O Novo Banco anunciou, na semana passada, prejuízos recorde de 1.395,4 milhões de euros em 2018, comunicando também a necessidade de receber nova injecção de capital da ordem dos 1,15 mil milhões de euros.

Entretanto, noutro âmbito, o Sporting está a ultimar um acordo com o Fundo norte-americano Apollo para assegurar um empréstimo de 65 milhões de euros, concedendo como garantia as receitas televisivas, aponta também o Jornal Económico.

“O acordo ainda não está fechado, mas será formalizado nas próximas semanas”, assegura a publicação, frisando que o clube vai antecipar as receitas dos direitos de transmissão televisiva dos jogos de futebol da equipa principal com a NOS.

Na semana passada, o Sporting tinha assumido que se arriscava a ficar sem fundos para honrar compromissos com investidores, funcionários e fornecedores já em Abril.

O Fundo Apollo surge, assim, como uma tábua de salvação para o clube.

ZAP //

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, os contribuimtes vão dar €1100mihões ao Novo Banco para este oferecer mais de €40mlhões ao Sporting…

  2. Na mesma semana em que ficámos a saber que o Estado (ou seja, os contribuintes) vai injectar mais 850 Milhões (coisa pouca) no Novo Banco… Ficamos a saber que o mesmo Novo Banco e o BCP irão perdoar à SAD do Sporting uma dívida de 94,5 milhões. Ou seja, quem é que vai pagar a má gestão do Novo Banco e a dívida do Sporting?..

    Os lorpas do costume.

  3. Ponto prévio / declaração de interesses: sou adepto do Benfica.
    Dito isto e clubismos à parte:
    1 – Como é possível que instituições bancárias falidas que foram salvas com o dinheiro dos contribuintes possam perdoar dívidas a clubes de futebol que geram milhões?

    2 – Como é possível que tantas famílias tenham sido expulsas do seu lar por não conseguirem pagar dívidas de alguns milhares de euros e instituições que têm activos valiosos (os passes dos futebolistas, por exemplo) não sejam executadas no seu património, para mais, em algo que é absolutamente supérfluo como o futebol?

    3 – Como é possível falar-se em verdade desportiva quando há instituições que independentemente dos desmandos dos respectivos dirigentes estão sempre escudadas em instituições bancárias e, em última instância, nos contribuintes, sejam eles sportinguistas, ou não? É que já não é o primeiro perdão ao Sporting…

    • Ponto prévio/declaração de interesses: Falta-lhe honestidade ou memória.
      Dito isto e clubismos à parte:
      .
      Como e possível que uma uma MF em 2002 tenha aceite acções sem cotação, como garantia de solvabilidade de uma SAD que de facto estava falida?!
      .
      Como é possível que essa SAD tenha então e a partir dessa data concorrido de forma desleal com os outros clubes que na altura cumpriam as suas obrigações?!
      .
      No que trata a precedentes, favorecimentos e concorrência desleal, o seu clube tem um longo historial de ser o clube preferido do regime
      .
      No que trata ao Novo Banco (o outro nome de BES) falta-lhe acrescentar que por exemplo em Março de 2014 o BES atirou 50M para o seu clube…e faliu alguns meses depois.

      • Desonesto não sou. Desmemoriado também não. Tenho apenas um problema: não misturo coisas que nada têm a ver umas com as outras. Mas, respeito a sua opinião. Cumprimentos

        • Eu também respeito a sua opinião mas quando quiser falar dos outros, clubes incluídos, sugiro que antes de o fazer medite um pouco em frente a um espelho. E sim, mistura as coisas. Cumprimentos

          • Não compreendo a sugestão do espelho. Talvez seja um exercício mais oportuno para si. E, não, não misturo. As situações são diferentes. O esclarecimento nada tem a ver com a clubite, trata-se de ser honesto. Em todo o caso, clubes de futebol não têm de ser directa ou indirectamente financiados pelo Estado. Mas, o meu ponto era até outro. Lamento que não tenha conseguido compreender. Cumprimentos.

            • Concordo plenamente!
              Não vale a pena responder a estes senhores é tempo perdido.
              Eles não têm culpa a inteligência não dá para mais.
              Cumprimentos.

      • As ações não tinham cotação mas isso não significa que não tivessem valor. Aliás, como se verifica hoje, valem mais que as do SCP e FCP juntas.

    • Subscrevo na integra o que escreve. Vamos ver o que o Governo tem a dizer , ou o ministro das finanças têm a dizer sobre o assunto. É tempo de dizer basta, são sempre os contribuintes que suportam todos esses desvaneios. Haja justiça, seja o sporting ou qualquer outra entidade.
      Jorge

    • Grande comentário… Mas o ministério público não pode actuar por gestão criminosa dos bancos e prender esses gestores??? As provas dão públicas

      • Poder e querer, são coisas diferentes. Ainda não tinham passado dois anos sobre o conhecimento público e já o Maddoff estava a cumprir 150 anos. E por cá?

        O que aconteceu ao Salgado, ao Oliveira e Costa, ao Rendeiro, aos herdeiros do Horácio Roque? Já não falando na Caixa Geral de Depósitos (Vara e amigos) e no BCP. O que andou a fazer o Banco de Portugal?

        E, a cereja em cima do bolo e notícia de hoje: Se o Tomás Correia for multado, em qualquer caso, paga o Montepio, leia-se, o pagode!!!

        Se a mercearia ou o café da esquina deixar de ter rentabilidade, fecha, porque não se fecham estas organizações mafiosas?

  4. “Enquanto isso, a SAD conseguiu um perdão de dívida de 94,5 milhões do Novo Banco e do BCP.” Enquanto isso? Estamos a falar de uma notícia de maio de 2018!

    • Para congestionar e intoxicar as mentes desprevenidas, serve-se o menu Sporting! Nunca falha… Talvez para camuflar que os caloteiros que compõem o ranking dos maiores devedores do NB (antes BES) ate são rivais e se calhar ainda não pagaram… Assim é mais fácil continuar a desviar atenção. Penso eu de que!…

  5. O futebol é o melhor espelho de uma sociedade, ou de um país, se assim o quiserem entender.
    Pormenorizar, só iria acentuar o mau cheiro!

  6. Seja como for, mais uma vez, estamos a ser roubados….enganados, e ninguém faz rigorosamente nada para por fim a estas palhaçadas.

  7. Acho piada aos tipos que se queixam de estar fartos de serem roubados e que o governo é assim e assado.
    De facto quando um político confessa ser adepto do Benfica, até pode o país arder que não resistem a dar umas palmadas ao “compincha” e ser correspondido com desdém, que só essa “afinidade” já mitiga tudo..
    A idiotice motivada pelo futebol, é um dos maiores truques políticos para perpetuar a escravidão e o esvaziamento.

  8. Eu também respeito a sua opinião mas quando quiser falar dos outros, clubes incluídos, sugiro que antes de o fazer medite um pouco em frente a um espelho. E sim, mistura as coisas. Cumprimentos

  9. Este país está igual à nova mentalidade da sociedade. Já a minha dizia: “Quem ganha quatro e gasta cinco, depressa chega a faminto.” Mas a lei e o governo é que fazem com que estes clubes, empresários da treta, maus diretores, etc., fassam o que fazem. Se fosse eu estava fo… ficava sem nada e pronto. “Quem não tem dinheiro não pode ter vícios.”

  10. Vejo tantos comentários sobre estes assuntos e outros parecidos, que é sempre o coitado que trabalha que paga as contas destas grandes empresas por fora destes pessoas que nunca trabalharam nunca tiveram que contar os trocos. Mas pergunto é este o pais que querem viver é este pais que querem que os vossos filhos vivam?, a pouco tempo assitimos a manifetação dos coletes amarelos quê? meia duzia por todo o país. deixem-se de comentários e passem aos actos.

  11. É uma vergonha que se passa no nosso país, tanta gente passar fome e perderam o seu tecto por causa de um bando de gananciosos pelo dinheiro agora ainda vêm perdoar dívida pela segunda vez a um clube de futebol!! Porque não vendem os jogadores e pagam as dívidas?? Se no meu negócio não conseguir levar para a frente e não pagar aos fornecedores e credores o que me acontece?? Tenho que fechar portas e esses clubes é perdoado milhões dos contribuintes, os portugueses têm de deixar o sofá e cair na realidade senão nunca passaram de ser os tais que pagam e pagam impostos para o estado e amigos viverem à grande…lutem sff

  12. não quero saber de clubes, faliu está falido mais nada, quais perdões eu tenho uma pequena empresa se faltar guito estou fodido, fora com eles mais dinheiro nosso a caminho.

  13. O que escrevo agora não é relevante no contexto da notícia, mas é uma ideia muitas vezes repetida (porque entranhada na cabeça de muitas pessoas… vá lá saber-se porquê…) e também apareceu num dos dos comentários e, por isso, convém desmistificar: só por manifesta ignorância ou má fé é que pode afirmar-se que o Benfica era o clube do regime.
    Como é que isso é verdade se os presidentes do Benfica durante o período do Estado Novo eram, quase todos, opositores ao regime?!
    Os que eram afetos ao regime, quase todos, e até alguns deles eram membros da PIDE, eram os do Sporting e também do FCPorto.
    Já agora, só mais uma “achega”: tantas vezes se tenta “colar” o Benfica a Salazar, mas também isso não passa de ignorância / má fé, porque, segundo consta, o Salazar até nem era grande apreciador de futebol… e nem era benfiquista…
    Só para que conste… e para esclarecer tanta gente que precisa mesmo de esclarecimento…

    • Sim o estado novo gostava tanto do Benfica, que este chegou a ser campeão mas a ditadura mandou ser o sporting o representante de Portugal na liga dos campeões. Gostava tanto do Benfica que proibiu os jogos da selecção do estádio da Luz, mas não os proibiu nos estádios dos rivais!!!! Os dirigentes do Sporting, Porto, e Belenenses era só pides e dirigentes fascistas!!!! Uma mentira mtas vezes repetida não se torna verdade, mas lá que os inimigos do Benfica e a descomunicaçao social o tentam, lá isso tentam

  14. Se pagam os prejuízos dos bancos porque não ajudar o Sporting Clube de PORTUGAL como sportiguinta e pagador de impostos deve haver moralidade ou à portugueses de 1a e de 2a.
    O Benfica e o Porto não precisam têm ganho tanto que estão ricos…

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …