Fundador da Patagonia doa a empresa para caridade

Erik S. Lesser / EPA

Yvon Chouinard, o alpinista e multimilionário que fundou há 50 anos a cadeia de vestuário Patagonia, decidiu doar a totalidade da empresa a uma instituição de caridade dedicada ao combate às alterações climáticas.

Segundo revelou o New York Times, Chouinard, de 83 anos, decidiu transferir a propriedade da Patagonia para um fundo especial e para uma organização não-governamental dedicada ao clima. Ambientalista com vários livros publicados, tomou a decisão em conjunto com a família.

O fundo vai garantir que a empresa, avaliada em cerca de 3 mil milhões de dólares, permanece independente, e que os lucros não reinvestidos na gestão do negócio (100 milhões de dólares ao ano) são totalmente destinados ao combate às alterações climáticas e à proteção das florestas.

“Apesar de sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos e está claro que ultrapassámos os seus limites”, disse o empresário sobre a decisão. “Em vez de extrair valor da natureza e transformá-la em riqueza, estamos a usar a riqueza que a Patagonia cria para proteger a fonte”, referiu.

A marca vai continuar a operar como uma empresa privada, mas a organização não-governamental Holdfast Collective receberá todos os lucros e usará os recursos para lutar contra as rápidas mudanças no clima.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.