Cofundador do “Ice Bucket Challenge” morre aos 37 anos

Anthony Quintano / Flickr

Ice Bucket Challenge

Um dos fundadores do Ice Bucket Challenge – o desafio do balde de gelo que correu o mundo e angariou mais de 185 milhões de euros para a investigação da esclerose lateral amiotrófica (ELA) – morreu no domingo, aos 37 anos.

Patrick Quinn, cuja batalha pessoal contra a esclerose lateral amiotrófica (também conhecida por Doença de Lou Gehrig) ajudou a impulsionar a campanha de arrecadação de fundos ice bucket challenge, morreu este domingo aos 37 anos, sete após o diagnóstico da doença.

Pat lutou contra a ELA com positividade e bravura e inspirou todos à sua volta”, disse a associação ELA, anunciando a morte de Patrick Quinn e lembrando que este foi diagnosticado com Lou Gehrig em 2013, um mês depois do seu 30º aniversário.

“Aqueles de nós que o conhecíamos estão devastados, mas agradecidos por tudo o que ele fez para fazer avançar a luta contra a ELA. Os nossos pensamentos estão com a família Quinn e com todos os amigos e apoiantes. Pat foi amado por muitos de nós dentro da comunidade ELA e em todo o mundo”, lê-se na mesma nota.

O Ice Bucket Challenge tornou-se viral nas redes sociais no verão de 2014, quando surgiram vídeos e fotos em todo o mundo de pessoas que entornavam baldes de água gelada na cabeça e desafiavam outros a seguirem o exemplo enquanto pediam doações para pesquisas de ELA.

Nesse ano, o desafio acabou por ser replicado por centenas de milhares de pessoas, incluindo artistas e desportistas, como foi o caso de Cristiano Ronaldo e de Bill Gates, por exemplo.

Os vídeos online foram vistos milhões de vezes e o desafio “acelerou dramaticamente a luta contra a ELA, levando a novas descobertas de investigação, a um maior cuidado com as pessoas que vivem com a ELA, e a um investimento significativo do governo na investigação da ELA”, salientou a associação.

Patrick Quinn e Peter Frates, que morreu no ano passado aos 34 anos, sete após o diagnóstico, estão ambos nomeados para “Personalidade do Ano” da revista Time.

ZAP //

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