Funcionários públicos já começaram a receber salário com aumentos

José Sena Goulão / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira (D), acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

Os funcionários públicos já começaram a receber os salários com os aumentos e com retroativos a janeiro, uma medida que abrange cerca de 148 mil trabalhadores.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo ECO, que escreve que os trabalhadores do Estado já começaram a receber os salários com aumentos e retroativos a janeiro.

Este ano, a base remuneratória do Estado subirá 20 euros para 665 euros, igualando o salário mínimo nacional, sendo que os três níveis seguintes da tabela remuneratória também beneficiarão de aumentos: subirão dez euros para 703,13 euros, 750,26 euros e 801,91 euros.

Os trabalhadores cuja remuneração estava fixada entre os 645,07 euros e os 791,91 euros terão um aumento de dez euros nos seus salários, “não podendo resultar dessa atualização um valor inferior à retribuição mínima mensal garantida para 2021”, segundo o decreto-lei.

Por sua vez, o salário base mensal dos funcionários públicos que recebiam, até ao momento, um valor compreendido entre os 791,92 euros e os 801,90 euros, será automaticamente atualizado para os 801,91 euros.

O diário salvaguarda que as remunerações de janeiro ainda não refletiram estes aumentos, porque as negociações terminaram depois da data de processamento dos vencimentos e porque ainda estava em falta o diploma agora aprovado. Ainda assim, as atualizações são retroativas a 1 de janeiro de 2021, pelo que serão pagas agora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.