Funcionários de lar alemão receberam por engano 5 doses da vacina (e para já correu bem)

Christian Bruna / EPA

Oito funcionários de um lar na Alemanha foram vacinados individualmente com cinco doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, um erro durante a inoculação que, até ao momento, não teve quaisquer consequências graves.

As pessoas em questão são sete mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 38 e os 54 anos, que trabalham num lar em Stralsund, no nordeste da Alemanha.

Fazem parte dos grupos prioritários que foram definidos pelas autoridades alemãs para receberem, numa fase inicial, a vacina desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, que começou a ser administrada na Alemanha desde o fim-de-semana.

Durante a administração da vacina, ocorrida no domingo, os oito funcionários receberam por engano, cada um e de uma só vez, cinco doses da vacina, segundo informou o administrador do distrito onde fica localizado o lar, Stefan Kerth, citado pelas agências internacionais.

O representante assegurou que todos foram imediatamente informados do erro. Quatro funcionários foram admitidos para observação no hospital com sintomas ligeiros de gripe, enquanto os restantes foram para casa.

“Lamento profundamente este incidente”, declarou Kerth, garantindo que esta situação é um caso isolado provocado por um erro humano. “Desejo a todos os visados que não ocorram efeitos secundários graves”, acrescentou.

Antes do lançamento da campanha de vacinação que arrancou em simultâneo em vários países europeus no fim-de-semana, o laboratório alemão BioNTech informou que durante as fases de testes chegaram a ser administradas doses maiores da vacina do que as recomendadas e que o processo não tinha surtido efeitos secundários graves.

A vacina Pfizer/BioNTech, desenvolvida em menos de um ano e que deve ser administrada em duas doses, com 21 dias de intervalo, é entregue numa ampola que, quando diluída, dá para cinco doses.

As autoridades de saúde alemãs anunciaram, esta segunda-feira, através de uma porta-voz do Ministério da Saúde, que as ampolas da vacina Pfizer/BioNTech poderão dar provavelmente para um total de seis doses.

A Alemanha reportou, esta segunda-feira, 348 mortes associadas à doença, referentes às últimas 24 horas, com o país a alcançar um total de 30.126 vítimas mortais.

O número de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia na Alemanha situa-se em 1.651.834.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …