(dr) Junta de Freguesia dos Olivais

Junta de Freguesia dos Olivais
Entre 21 de Dezembro e 5 de Janeiro, a Junta de Freguesia dos Olivais vai estar muito vazia. Actividades canceladas, pais perplexos.
Os funcionários públicos vão ter, como habitualmente, tolerância de ponto nesta época festiva: nos dias 24 e 31 de Dezembro não precisam de trabalhar.
Mas na Junta de Freguesia dos Olivais, em Lisboa, não haverá 2 dias de tolerência: serão 7 dias de tolerância entre 21 de Dezembro e 5 de Janeiro.
Ou seja, ao longo das próximas duas semanas, contando a partir deste sábado, um funcionário daquela Junta só precisa de trabalhar um dia; ou 27 de Dezembro, ou 3 de Janeiro – ambas sexta-feira. Tem quase duas semanas de férias.
“São pessoas que mostram uma grande dedicação, trabalham, muitas delas, de sol a sol, e, por isso, merecem este reconhecimento. No fundo, é uma demonstração de carinho para com eles, uma homenagem”, justifica a presidente Rute Lima, no jornal Público.
Rute Lima também tem noção de que os funcionários públicos têm trabalho e mais e um “vencimento baixo”; assim, esta é uma forma de serem compensados porque “durante todo o ano, trabalham muito e, muitas vezes, em prejuízo das suas famílias, sem receberem horas extraordinárias”.
Esta paragem prolongada é “normal”, continua a presidente – na Páscoa e no Carnaval também há mais dias de tolerância do que o habitual.
A Junta de Freguesia dos Olivais envolve 260 funcionários. A presidente assegura que nenhum serviço essencial será prejudicado, como higiene urbana e refeitórios de escolas.
No entanto, há pais que ficaram perplexos: já tinham inscrito crianças em actividades promovidas pela Junta, nessas duas semanas, e agora essas actividades foram canceladas. Vão ter um reembolso em Janeiro.
E ainda se queixam que o país está falido? Funcionários públicos a receber por inteiro sem trabalhar?
Tentem isso numa empresa privada. E se não estão satisfeitos como empregados públicos, podem sempre montar a sua própria empresa a ver o que é bom para a tosse.
E muitos sentadinhos/as à frente de computador e outras ditas tecnologias IA e com traseira bem COLADA à uma cadeira, numa secretária: O SONHO DE MAGDA e de qualquer uma/a que estudou nas universidades/politécnicos portugueses! AI QUE LUXOOOOO….! Também QUERO!
Agora entendo o porquê de passarmos a ter um maior numero de freguesias. é que trabalhos árduos como estes são muito apetecidos pelos boy’s do sistema político implantado a 50 anos
Nada como ser funcionário publico , que grande classe este pais tem mordomias mas nao para todos
É nao é? Olhe que estudei para isso e há 24 anos seguidos ando DESPERADA há procura desse SONHO! E até agora NADA e com quase 50 aninhos na tarda, ainda continuo nesse SONHO para o qual LUTEI tanto e estudei tanto….. mas é o que INFELIZMENTE se vê…….ESQUECI-ME da FAMOSA CUNHA, UNTAÇÃO, COMPADRIO…..A BURRA E ANLFABETA MAGDA que sou eu mesma…….!
Todos que trabalhamos no privado estamos perplexos. E sim também nós com muitos dias de sol a sol e muitos pelo salário mínimo nacional sem o conforto de saber se ainda existe trabalho no mês que vem. Afinal de contas quem paga os salários da função publica somos nós os que trabalhamos no privado e no dia 24 andamos que nem doidos para chegar a tempo à consoada onde nos espera com cara de gozo os que trabalham na função pública e que tranquilinhos da vida se fizeram à estrada pela manhã ou dia anterior…
Isto é quase um sistema de castas, os funcionários públicos só trabalham 35 horas por semana ao contrário do privado que tem de trabalhar 40 e quando chegam ás festas toma lá tolerãncia que recebes o mesmo, além de nunca ficarem desempregados e receberem sempre a tempo e horas
É mesmo isto é pura e simplesmente vergonhoso!
Queixam-se porque recebem o SM mas fazem 35h o privado recebe o SM mas trabalha 40h, no final do ano são cerca de 235h a mais trabalhadas ou seja mais 30 dias de trabalho e produtividade!
Onde é que andam os sindicatos, partidos e afins ?
Vivemos em desigualdade e o culpado é o próprio estado.
Está muito bem, falta acrescentar que coitadinos dos FP só eles mecerem esssas folgas todas porque trabalham muiiiito durante o ano e só eles têm familia.
Mais uma vez vergonha de governo e FP que não serve para nada, devia ser tudo privatizado e acabavam-se as chuchas!
Também queria assim um emprego na função pública autárquica…. até porque estudei para isso numa universidade portuguesa! Vá lá dêem-me uma OPORTUNIDADE de entrar numa junta de freguesia ou autarquia a esta GEÓGRAFA da universidade nova de Lisboa! Vá lá preciso da MINHA PRENDA DE NATAL…….., já que se os outros anos era impossível, este ano COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL de vez!
Se alguém NUM PLANETA lá distante na ÓRBITA da função pública portuguesa me estiver a escutar via walkie-talkie, aqui a Magda também sonha com essa VIAGEM de SONHO E LUXO até à ESTRELA FUNÇÃO PÚBLICA portuguesa COLADA ao computador ou outras tecnologias ESPACIAIS Inteligência Artificial aquelas da IA e com TRASEIRA colada à cadeira e secretária……….afinal também ADORO LUXXXOOOOO!