Funcionária da Agricultura e Pescas enviou “emails xenófobos e racistas” à SOS Rascimo

O SOS Racismo recebeu “e-mails xenófobos e racistas” de uma funcionária do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). Contactada pela organização, o instituto confirmou a autora da correspondência, considerando que a pessoa em causa abusou do uso da correspondência institucional.  

A notícia é avançada nesta segunda-feira pelo Diário da Notícia que elenca uma série de frases que foram enviadas, entre quarta e quinta-feira, à SOS Racismo através de um email do IFAP.

” (…) Somos nós os Portugueses que nasceram e foram criados neste País que temos o direito de dizer que nós somos os coitadinhos de vocês todos que vivem à nossa custa!”

“Do nosso trabalho, dois nossos impostos. Vão ver quantos sem abrigo deste País que não têm casa, nem subsídios e que ninguém quer saber deles. Estas pessoas que vieram com os Pais das ex-colónias e não trabalham e são uns desintegrados porque não querem trabalhar. Esses são os coitadinhos !!! Pois não são !!! Ninguém lhes faz mal. Eles fazem mal às pessoas de cá. Vendem droga, queimam e destroem. (…) VIVA PORTUGAL E OS VERDADEIROS PORTUGUESES !!!!”.

“Até quando os Portugueses vão tolerar isto? Será que pensam que este País é desta gente? São os portugueses obrigados a continuarem a pagar casas e subsídios com o esforço do nosso trabalho a esta gente?”.

Para a organização, estas afirmações acima citadas são “caluniosas” e de “teor racista e xenófobo”. Na troca de correspondência, a autora identificou-se como funcionária do Departamento Financeiro do Instituto de Financiamento da Agricultura e das Pescas.

Após um pedido de esclarecimento da SOS Racismo, o IFAP “confirmou a autora dos emails como funcionária da Instituição, esclarecendo ainda que a mesma usou abusivamente o e-mail institucional para expressar as suas opiniões e que estas não constituem a posição oficial do IFAP”, nota o diário.

Contudo, as explicações do Instituo não agradaram à SOS Racismo, que pede que medidas sejam tomadas. Importa esclarecer, nomeadamente quanto aos procedimentos internos em vigor no IFAP, para assegurar o cumprimento do princípio da igualdade e da não discriminação nos serviços por si prestados, considerando que possui no seu próprio Departamento Financeiro alguém que assume e expõe, publicamente e usando meios do próprio Instituto, posições xenófobas e racistas”.

Por tudo isto, a SOS Racismo pede ao IFAP que tome medidas necessárias “para que o cumprimento da lei seja assegurado e para que todos os cidadãos e todas as cidadãs que se dirigem ao IFAP sejam atendidos/as em regime de igualdade, ou seja, sem qualquer distinção em função da ascendência, sexo, cor da pele, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo elevado nível de werda dos serviços prestados esta gaja tem de ser aposentada e num gesto de benevolência em relação ao seu estado de atraso social e à sua pouca dotação intelectual devem ser todos os descontos existentes na cga transferidos para a segurança social para que daqui a muitos e bons anos após uma fausta vida a saltar de trabalho precário em precário trabalho onde todos aqueles que cheios de muita boa vontade irão explorar todas as suas vastas baixas capacidades humanas não pagando por isso qualquer imposto relativo ao seu usufruto como escrava (um luxo a que nem todos tem direito ser escravo de alguém) tenha acesso a uma abastada pensão de 100€, a um tecto sem telhas numa casa eternamente em acabamento onde luxuosamente terá para efectuar as suas mais básicas necessidades já que de higiene nem deve querer ouvir falar, um enorme chiqueiro de 0,5mx0,5m e todas estas condições alem de outras de semelhante grandeza que a estas se possam somar advém do facto de os impostos por si pagos serem escassos na fazenda pública mas terem contribuído para saciar a ganancia de gente de elevado nivel tacanho e de uma formação religiosa a toda a prova reforçada todos os domingos com a toma da hóstia. depois de uma vida de exorbitantes rendimentos acho que tem todo o direito em ter acesso ás mais elevadas condições de vida.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …