Função Pública pressiona Costa com ameaça de greve geral

José Goulão / Wikimedia

Os sindicatos da Função Pública querem que as 35 horas de trabalho sejam repostas o mais depressa possível e ameaçam fazer greve, caso se confirme o prazo apresentado pelo governo para o efeito.

O Parlamento vai discutir esta quarta-feira a revogação do horário de trabalho das 40 horas semanais, que entrou em vigor em 2013, com vista à reposição da jornada de 35 horas. Mas os Partidos da esquerda têm percepções diferentes quanto a esta reposição.

Os socialistas defendem a entrada em vigor da medida só depois de 1 de Julho, enquanto que o Bloco de Esquerda e PCP vão apresentar diplomas no sentido de que a reposição tenha efeitos quase imediatos, após a publicação da nova norma.

Uma divergência que vai, mais uma vez, pôr à prova o casamento da esquerda e que está a ser aproveitada pelos Sindicatos da Função Pública.

A Frente Comum já marcou uma greve para o dia 29 de Janeiro e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o STE admitem juntar-se a esta iniciativa.

Decisivos vão ser os encontros dos sindicalistas com o ministro das Finanças, que começam na quinta-feira, a par da discussão da reposição na Assembleia da República.

Certo é que o PS vai defender a ideia de que o regresso das 35 horas só deverá ocorrer em circunstâncias que não comprometam “o imprescindível controlo da despesa pública“, conforme refere uma fonte do governo citada pelo Diário de Notícias.

Outra fonte do Ministério das Finanças sublinha, no mesmo jornal, que estamos perante um “contexto ainda fortemente restritivo em termos de disponibilidades orçamentais” e que, por isso, será preciso “prever e controlar riscos de forte impacto no aumento da despesa pública” antes de pôr a medida em prática.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É assim mesmo, com o Passos Coelho levaram com as 40 horas e mal piaram. Agora se não retomam as 35 na hora e minuto que eles quiserem, fazem greve.
    Os trabalhadores privados que trabalhem de noite e de dia para sustentar os privilégios destes “queridos”…

  2. Costa tinha dito que era imediato….agora é só daqui a 6 meses?????????????……..ele disse que se fosse primeiro ministro voltava imediatamente a semana de 35 horas de trabalho….que está correcta e é assim que deve ser (como nos países civilizados onde a semana de trabalho até é de 30 horas)….

    • Já agora ficamos em casa de papo para o ar e o patrão todos os meses faz a transferência do vencimento, mas porque carga de agua os funcionários públicos só devem trabalhar 35 horas e o privado 40 e mais, esclareçam-me pois eu não entendo.

  3. Nem sei bem por onde começar. Acho um ultraje e um atentado a qualquer trabalhador do privado este retrocesso para as 35 horas. Enfim, pagamos estas mordomias e trabalhamos que nem escravos para que suas excelências possam, com o dinheiro dos nossos impostos, trabalhar apenas 35 horas por semana.
    Está mais do que identificado que neste país os salários da função pública e as reformas de antigos funcionários públicos estão desajustadas face à economia real e ao que os trabalhadores do privado auferem. A economia não consegue sustentar isto! Compreendam de uma vez por todas que, mantendo esta lógica, todos os anos teremos de pagar mais impostos (e para isso não é preciso aumentar as taxas, basta que a economia cresça para que a receita fiscal aumente) ou continuar com a política de défices orçamentais sucessivos. As empresas estão esmagadas pelos impostos! Até quando vai permanecer esta loucura?
    Neste país anda tudo doido.

  4. Eu estou bastante desiludido. Pelas minhas contas as greves já deveria ter começado há muito. Está tudo muito calmo. Onde anda o comunista arménio e o mário nojeira? Greves para a frente e toca a andar!!!!!

RESPONDER

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …