Fumar “apaga” a capacidade de ver cores

As pessoas que fumam mais que um maço de cigarros por dia correm um maior risco de perder a capacidade de ver cores e de perder a visão na velhice.

Um grupo de investigadores do Laboratório de Perceção, Neurologia e Conduta da Universidade de São Paulo, no Brasil, estudaram 71 pessoas saudáveis que tinham fumado menos de 15 cigarros na sua vida inteira e 63 que fumavam diariamente pelo menos 20 cigarros. As pessoas de ambos os grupos tinham entre 25 e 45 anos e não lhes tinha sido diagnosticado nenhum problema de visão.

Os investigadores analisaram a forma como os participantes distinguiam os níveis de contraste e as cores, mediante um programa especial que mostrava brevemente num ecrã retângulos listrados ou coloridos, assim como conjuntos de figuras geométricas compostas por uma variedade de círculos de várias cores.

A análise revelou diferença significativas na visão dos fumadores e dos não-fumadores, de acordo com os resultados publicados em janeiro na revista Psychiatry Research. Em média, os não-fumadores detetaram contrastes com o dobro de frequência e detetaram duas ou três vezes mais figuras geométricas do que os fumadores.

“Estudos anteriores assinalaram que fumar a longo prazo duplica o risco de degeneração macular relacionada à idade e que é um factor que causa o amarelamento e inflamação do cristalino. Os nossos resultados indicam que o uso excessivo de cigarros ou exposição crónica aos seus compostos afeta a distinção visual”, disse Steven Silverstein, co-autor da Rutgers University, citado pelo Russia Today.

Ainda que a investigação não proporcione uma explicação fisiológica para os resultados, Silverstein admite que, dado que a nicotina danifica o sistema vascular, poderia prejudicar os vasos sanguíneos e os neurónios na retina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …