Fumar “apaga” a capacidade de ver cores

As pessoas que fumam mais que um maço de cigarros por dia correm um maior risco de perder a capacidade de ver cores e de perder a visão na velhice.

Um grupo de investigadores do Laboratório de Perceção, Neurologia e Conduta da Universidade de São Paulo, no Brasil, estudaram 71 pessoas saudáveis que tinham fumado menos de 15 cigarros na sua vida inteira e 63 que fumavam diariamente pelo menos 20 cigarros. As pessoas de ambos os grupos tinham entre 25 e 45 anos e não lhes tinha sido diagnosticado nenhum problema de visão.

Os investigadores analisaram a forma como os participantes distinguiam os níveis de contraste e as cores, mediante um programa especial que mostrava brevemente num ecrã retângulos listrados ou coloridos, assim como conjuntos de figuras geométricas compostas por uma variedade de círculos de várias cores.

A análise revelou diferença significativas na visão dos fumadores e dos não-fumadores, de acordo com os resultados publicados em janeiro na revista Psychiatry Research. Em média, os não-fumadores detetaram contrastes com o dobro de frequência e detetaram duas ou três vezes mais figuras geométricas do que os fumadores.

“Estudos anteriores assinalaram que fumar a longo prazo duplica o risco de degeneração macular relacionada à idade e que é um factor que causa o amarelamento e inflamação do cristalino. Os nossos resultados indicam que o uso excessivo de cigarros ou exposição crónica aos seus compostos afeta a distinção visual”, disse Steven Silverstein, co-autor da Rutgers University, citado pelo Russia Today.

Ainda que a investigação não proporcione uma explicação fisiológica para os resultados, Silverstein admite que, dado que a nicotina danifica o sistema vascular, poderia prejudicar os vasos sanguíneos e os neurónios na retina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …