Foi descoberto o método mais eficaz para deixar de fumar

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrónicos são a melhor solução para quem pretende deixar de fumar.

Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrónicos serem fervorosamente defendidos, a verdade é que se alguém quer deixar de fumar, o que precisa mesmo é de um bom sistema de incentivos financeiros.

O novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista científica New England Journal of Medicine, contou com a participação de seis mil fumadores que, posteriormente, foram divididos em cinco grupos.

O primeiro grupo recebeu mensagens motivacionais e informação sobre os vários benefícios que uma vida livre de tabaco traz para a saúde. O segundo grupo recebeu adesivos de nicotina e outros medicamentos. Se os participantes não conseguissem deixar de fumar com estas medidas recebiam cigarros eletrónicos.

O terceiro grupo recebeu estes dispositivos desde o início da investigação, enquanto que os voluntários do quarto e quinto grupo receberam dinheiro como incentivo, com quantias de até 600 dólares, cerca de 512 euros.

Seis meses depois, conta o jornal americano, os resultados revelaram que os participantes que receberam incentivos monetários mostraram três vezes mais probabilidades de deixar de fumar do que todos aqueles que receberam cigarros eletrónicos.

Apesar da quantidade de pessoas que deixaram este vício ter sido mais alta no grupo que recebeu, desde logo, cigarros eletrónicos, do que nos dois primeiros grupos, os investigadores assinalam que a diferença não foi significativa.

Os resultados também mostraram quais foram os participantes que desde o início se mostraram mais motivados para deixar de fumar. Os cigarros eletrónicos ajudaram a abster-se de fumar, durante 6 meses, em 5% dos participantes, enquanto que com as pessoas que receberam dinheiro a taxa foi de 13%.

Scott Halpern, o autor do estudo e professor na Perelman School of Medicine, na Universidade da Pensilvânia, diz que esta pesquisa fornece alguns dos dados mais robustos já compilados sobre a ineficácia dos chamados ‘e-cigarros’.

“Queremos informar os sistemas de saúde e as seguradoras – federais, estaduais ou privadas. Todos estes grupos estão a oferecer esses auxílios convencionais a pessoas que querem deixar de fumar e o que descobrimos é que não está a ser dinheiro bem gasto“.

ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se alguém quer deixar de fumar, precisa é de tomar uma decisão séria e ter capacidade mental para resistir à 2ª e 3ª semana. Depois é mais um hábito – o hábito de não fumar!

  2. Sinto-me feliz que finalmente descobriu-se a pólvora mais importante “Deixar de Fumar” Sinceramente já descobri há muito tempo e não sabia que esse feito histórico para a humanidade: A técnica é simples barato e dá milhões. “Deixar de Fumar por vontade própria”. Ponto final.

  3. Eu fumo 3 maços de tabaco por dia e fumo electrónico quando não posso fumar do outro está a ser uma passagem difícil para mim mas espero que consiga

RESPONDER

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …