Foi descoberto o método mais eficaz para deixar de fumar

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrónicos são a melhor solução para quem pretende deixar de fumar.

Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrónicos serem fervorosamente defendidos, a verdade é que se alguém quer deixar de fumar, o que precisa mesmo é de um bom sistema de incentivos financeiros.

O novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista científica New England Journal of Medicine, contou com a participação de seis mil fumadores que, posteriormente, foram divididos em cinco grupos.

O primeiro grupo recebeu mensagens motivacionais e informação sobre os vários benefícios que uma vida livre de tabaco traz para a saúde. O segundo grupo recebeu adesivos de nicotina e outros medicamentos. Se os participantes não conseguissem deixar de fumar com estas medidas recebiam cigarros eletrónicos.

O terceiro grupo recebeu estes dispositivos desde o início da investigação, enquanto que os voluntários do quarto e quinto grupo receberam dinheiro como incentivo, com quantias de até 600 dólares, cerca de 512 euros.

Seis meses depois, conta o jornal americano, os resultados revelaram que os participantes que receberam incentivos monetários mostraram três vezes mais probabilidades de deixar de fumar do que todos aqueles que receberam cigarros eletrónicos.

Apesar da quantidade de pessoas que deixaram este vício ter sido mais alta no grupo que recebeu, desde logo, cigarros eletrónicos, do que nos dois primeiros grupos, os investigadores assinalam que a diferença não foi significativa.

Os resultados também mostraram quais foram os participantes que desde o início se mostraram mais motivados para deixar de fumar. Os cigarros eletrónicos ajudaram a abster-se de fumar, durante 6 meses, em 5% dos participantes, enquanto que com as pessoas que receberam dinheiro a taxa foi de 13%.

Scott Halpern, o autor do estudo e professor na Perelman School of Medicine, na Universidade da Pensilvânia, diz que esta pesquisa fornece alguns dos dados mais robustos já compilados sobre a ineficácia dos chamados ‘e-cigarros’.

“Queremos informar os sistemas de saúde e as seguradoras – federais, estaduais ou privadas. Todos estes grupos estão a oferecer esses auxílios convencionais a pessoas que querem deixar de fumar e o que descobrimos é que não está a ser dinheiro bem gasto“.

ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se alguém quer deixar de fumar, precisa é de tomar uma decisão séria e ter capacidade mental para resistir à 2ª e 3ª semana. Depois é mais um hábito – o hábito de não fumar!

  2. Sinto-me feliz que finalmente descobriu-se a pólvora mais importante “Deixar de Fumar” Sinceramente já descobri há muito tempo e não sabia que esse feito histórico para a humanidade: A técnica é simples barato e dá milhões. “Deixar de Fumar por vontade própria”. Ponto final.

  3. Eu fumo 3 maços de tabaco por dia e fumo electrónico quando não posso fumar do outro está a ser uma passagem difícil para mim mas espero que consiga

RESPONDER

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …