Foi descoberto o método mais eficaz para deixar de fumar

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrónicos são a melhor solução para quem pretende deixar de fumar.

Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrónicos serem fervorosamente defendidos, a verdade é que se alguém quer deixar de fumar, o que precisa mesmo é de um bom sistema de incentivos financeiros.

O novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista científica New England Journal of Medicine, contou com a participação de seis mil fumadores que, posteriormente, foram divididos em cinco grupos.

O primeiro grupo recebeu mensagens motivacionais e informação sobre os vários benefícios que uma vida livre de tabaco traz para a saúde. O segundo grupo recebeu adesivos de nicotina e outros medicamentos. Se os participantes não conseguissem deixar de fumar com estas medidas recebiam cigarros eletrónicos.

O terceiro grupo recebeu estes dispositivos desde o início da investigação, enquanto que os voluntários do quarto e quinto grupo receberam dinheiro como incentivo, com quantias de até 600 dólares, cerca de 512 euros.

Seis meses depois, conta o jornal americano, os resultados revelaram que os participantes que receberam incentivos monetários mostraram três vezes mais probabilidades de deixar de fumar do que todos aqueles que receberam cigarros eletrónicos.

Apesar da quantidade de pessoas que deixaram este vício ter sido mais alta no grupo que recebeu, desde logo, cigarros eletrónicos, do que nos dois primeiros grupos, os investigadores assinalam que a diferença não foi significativa.

Os resultados também mostraram quais foram os participantes que desde o início se mostraram mais motivados para deixar de fumar. Os cigarros eletrónicos ajudaram a abster-se de fumar, durante 6 meses, em 5% dos participantes, enquanto que com as pessoas que receberam dinheiro a taxa foi de 13%.

Scott Halpern, o autor do estudo e professor na Perelman School of Medicine, na Universidade da Pensilvânia, diz que esta pesquisa fornece alguns dos dados mais robustos já compilados sobre a ineficácia dos chamados ‘e-cigarros’.

“Queremos informar os sistemas de saúde e as seguradoras – federais, estaduais ou privadas. Todos estes grupos estão a oferecer esses auxílios convencionais a pessoas que querem deixar de fumar e o que descobrimos é que não está a ser dinheiro bem gasto“.

ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se alguém quer deixar de fumar, precisa é de tomar uma decisão séria e ter capacidade mental para resistir à 2ª e 3ª semana. Depois é mais um hábito – o hábito de não fumar!

  2. Sinto-me feliz que finalmente descobriu-se a pólvora mais importante “Deixar de Fumar” Sinceramente já descobri há muito tempo e não sabia que esse feito histórico para a humanidade: A técnica é simples barato e dá milhões. “Deixar de Fumar por vontade própria”. Ponto final.

  3. Eu fumo 3 maços de tabaco por dia e fumo electrónico quando não posso fumar do outro está a ser uma passagem difícil para mim mas espero que consiga

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …