Shergili Farjiani, o terceiro fugitivo de Vale de Judeus, foi recapturado em Itália, depois de ter sido apanhado num carro com carteiristas procurados pela polícia.
Foi recapturado, na noite desta terça-feira, um terceiro dos cinco homens que, no início de setembro, fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.
Shergili Farjiani foi apanhado no norte de Itália, em Pádua, depois de alegadamente ter sido confundido com um carteirista.
A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã. O matutino detalhou que o cidadão georgiano foi abordado pela polícia, à margem de operação de rotina, numa zona comummente dedicada ao “carteirismo”.
Como acrescenta a SIC Notícias o foragido conduzia um carro de matrícula francesa e, de acordo com a polícia, mostrou “incerteza” durante a condução.
Shergili ter-se-á recusado a dentificar-se, apresentando um nome falso e dizendo que não tinha documentos. O fugitivo foi levado para a esquadra, mas só mais tarde é que as autoridades conseguiram chegar à sua verdadeira identidade, graças às impressões digitais.
Segundo o CM, só nesse momento é que as autoridades italianas perceberam estar perante Shergili Farjiani.
A imprensa italiana adiantou que este homem estava também a ser procurado pelas autoridades gregas, havendo também um pedido de extradição da Geórgia.
Shergili Farjiani, de 40 anos, que tinha sido condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos. Itália estava desde o primeiro momento na mira da PJ, uma vez que o fugitivo havia dito que pretendia viver naquele país mal acabasse a pena de 7 anos.
Desconhece-se, no entanto, se o homem estava se Itália foi o primeiro destino após a fuga ou tinha acabado de chegar.
Só faltam dois
A fuga de Vale de Judeus, em Alcoentre, no início de setembro, envolveu cinco reclusos, três deles portugueses já recapturados: Fábio Loureiro, em outubro, Fernando Ferreira, em novembro, e Shergili Farjiani, em dezembro.
Fábio Loureiro foi o primeiro dos cinco fugitivos a ser apanhado em Marrocos, no dia 7 de outubro. Também conhecido como Fábio “Cigano”, o homem de 33 anos foi condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.
Seguiu-se Fernando “Careca”, em meado de novembro, o outro português do “grupo”. O homem de 61 anos havia sido condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto. Foi apanhado numa aldeia em Trás-os-Montes.
Após a captura de Shergili Farjiani, continuam em fuga um cidadão da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer:
- Rodolf José Lohrmann, de 59 anos, que cumpria pena de 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais.
- Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, que foi condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo.
Operação RETORNO III
🎯O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado, hoje, em Itália, pela @PJudiciaria depois de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação. pic.twitter.com/MXxhbCel9y
— Polícia Judiciária (@PJudiciaria) December 10, 2024
Fuga em Vale de Judeus
-
12 Dezembro, 2024 Fugitivo de Vale de Judeus apanhado em Itália terá sido confundido pela polícia com carteirista
-
10 Dezembro, 2024 Recapturado mais um fugitivo de Vale de Judeus. Só faltam dois