Frutos secos protegem contra morte prematura

Se tem o hábito de comer um punhado de frutos secos a cada dia, pode estar a reduzir de forma significativa o risco de morrer prematuramente, de acordo com um estudo feito na Holanda.

Estudos anteriores já tinham estabelecido uma relação entre o consumo de nozes e a boa saúde cardiovascular, mas esta é a primeira vez que foram estudadas frutos secos específicos e os seus efeitos no desenvolvimento de determinadas doenças.

Após dez anos de investigação, os cientistas da Universidade de Maastricht concluíram que as pessoas que consumiram diariamente pelo menos 10 gramas de nozes, amendoas ou amendoins tiveram um risco de morte 23% menor.

No entanto, o estudo concluiu também que o consumo de manteiga de amendoim não traz nenhum benefício em termos de redução do risco de morte por conter níveis elevados de sal e de gordura trans.

O que há de bom numa noz?

    • Ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados
    • Vitaminas de diversos tipos
    • Fibras
    • Antioxidantes
    • Outros compostos bioativos

O estudo analisou dados sobre a dieta alimentar e o estilo de vida de 120 mil homens e mulheres holandeses, de idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos. Dez anos depois, os cientistas analisaram o índice de mortalidade do grupo.

O risco de morte prematura causada por cancro, diabetes, doenças respiratórias e neurodegenerativas era menor entre o grupo que consumia nozes regularmente.

Os investigadores encontraram um risco de mortalidade em média 23% menor, com uma redução específica de:

  • 45% por doenças neurodegenerativas
  • 39% por doenças respiratórias
  • 30% por diabetes

Piet van den Brandt, autor principal do estudo publicado no International Journal of Epidemiology, explicou à BBC que foi “impressionante notar uma redução significativa da mortalidade mesmo entre os que consumiam diariamente uma média de 15 gramas de nozes e amendoins.”

Os investigadores acrescentam que o estudo teve em conta o facto de que normalmente os consumidores de nozes são também consumidores de frutas, verduras e legumes, e que as mulheres que têm hábito de comer frutos secos são geralmente mais magras.

Segundo van den Brandt, os resultados foram ajustados já de forma a refletir essa realidade.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …