Frutos secos protegem contra morte prematura

Se tem o hábito de comer um punhado de frutos secos a cada dia, pode estar a reduzir de forma significativa o risco de morrer prematuramente, de acordo com um estudo feito na Holanda.

Estudos anteriores já tinham estabelecido uma relação entre o consumo de nozes e a boa saúde cardiovascular, mas esta é a primeira vez que foram estudadas frutos secos específicos e os seus efeitos no desenvolvimento de determinadas doenças.

Após dez anos de investigação, os cientistas da Universidade de Maastricht concluíram que as pessoas que consumiram diariamente pelo menos 10 gramas de nozes, amendoas ou amendoins tiveram um risco de morte 23% menor.

No entanto, o estudo concluiu também que o consumo de manteiga de amendoim não traz nenhum benefício em termos de redução do risco de morte por conter níveis elevados de sal e de gordura trans.

O que há de bom numa noz?

    • Ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados
    • Vitaminas de diversos tipos
    • Fibras
    • Antioxidantes
    • Outros compostos bioativos

O estudo analisou dados sobre a dieta alimentar e o estilo de vida de 120 mil homens e mulheres holandeses, de idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos. Dez anos depois, os cientistas analisaram o índice de mortalidade do grupo.

O risco de morte prematura causada por cancro, diabetes, doenças respiratórias e neurodegenerativas era menor entre o grupo que consumia nozes regularmente.

Os investigadores encontraram um risco de mortalidade em média 23% menor, com uma redução específica de:

  • 45% por doenças neurodegenerativas
  • 39% por doenças respiratórias
  • 30% por diabetes

Piet van den Brandt, autor principal do estudo publicado no International Journal of Epidemiology, explicou à BBC que foi “impressionante notar uma redução significativa da mortalidade mesmo entre os que consumiam diariamente uma média de 15 gramas de nozes e amendoins.”

Os investigadores acrescentam que o estudo teve em conta o facto de que normalmente os consumidores de nozes são também consumidores de frutas, verduras e legumes, e que as mulheres que têm hábito de comer frutos secos são geralmente mais magras.

Segundo van den Brandt, os resultados foram ajustados já de forma a refletir essa realidade.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.