Frutos secos protegem contra morte prematura

Se tem o hábito de comer um punhado de frutos secos a cada dia, pode estar a reduzir de forma significativa o risco de morrer prematuramente, de acordo com um estudo feito na Holanda.

Estudos anteriores já tinham estabelecido uma relação entre o consumo de nozes e a boa saúde cardiovascular, mas esta é a primeira vez que foram estudadas frutos secos específicos e os seus efeitos no desenvolvimento de determinadas doenças.

Após dez anos de investigação, os cientistas da Universidade de Maastricht concluíram que as pessoas que consumiram diariamente pelo menos 10 gramas de nozes, amendoas ou amendoins tiveram um risco de morte 23% menor.

No entanto, o estudo concluiu também que o consumo de manteiga de amendoim não traz nenhum benefício em termos de redução do risco de morte por conter níveis elevados de sal e de gordura trans.

O que há de bom numa noz?

    • Ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados
    • Vitaminas de diversos tipos
    • Fibras
    • Antioxidantes
    • Outros compostos bioativos

O estudo analisou dados sobre a dieta alimentar e o estilo de vida de 120 mil homens e mulheres holandeses, de idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos. Dez anos depois, os cientistas analisaram o índice de mortalidade do grupo.

O risco de morte prematura causada por cancro, diabetes, doenças respiratórias e neurodegenerativas era menor entre o grupo que consumia nozes regularmente.

Os investigadores encontraram um risco de mortalidade em média 23% menor, com uma redução específica de:

  • 45% por doenças neurodegenerativas
  • 39% por doenças respiratórias
  • 30% por diabetes

Piet van den Brandt, autor principal do estudo publicado no International Journal of Epidemiology, explicou à BBC que foi “impressionante notar uma redução significativa da mortalidade mesmo entre os que consumiam diariamente uma média de 15 gramas de nozes e amendoins.”

Os investigadores acrescentam que o estudo teve em conta o facto de que normalmente os consumidores de nozes são também consumidores de frutas, verduras e legumes, e que as mulheres que têm hábito de comer frutos secos são geralmente mais magras.

Segundo van den Brandt, os resultados foram ajustados já de forma a refletir essa realidade.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …