“Fruta” do Benfica custa 200 euros (e inclui hotel de cinco estrelas)

Estela Silva / Lusa

O representante do SL Benfica, Paulo Gonçalves, durante a assembleia-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Há uma nova vaga de emails do Benfica divulgada na Internet com mais revelações. Algumas mensagens incluem fotos, contactos e preços de alegadas acompanhantes de luxo, indiciando que os seus serviços sexuais terão sido uma forma de pagamento a árbitros.

Estes novos emails são divulgados pelo jornal Correio da Manhã (CM) que salienta a sua publicação no blogue Mercado de Benfica que terá ligações ao hacker Rui Pinto, que é responsabilizado pelo roubo informático das mensagens de correio electrónico que implicam o Benfica no caso e-toupeira.

As mensagens agora divulgadas reportam-se a conversas entre o ex-delegado da Liga Nuno Cabral e Paulo Gonçalves que na semana passada, deixou as funções de assessor jurídico da SAD encarnada, depois de ter sido acusado no processo e-toupeira.

O CM salienta que os emails deixam perceber que “o ex-delegado da Liga ‘trabalhava’” para o Benfica e que “parecia fazer o ‘acompanhamento’ das equipas de arbitragem“.

Numa dessas mensagens de correio electrónico enviadas por Nuno Cabral a Paulo Gonçalves, surgem fotos de mulheres, com nomes, números de telefone e preços. Um dado que indicia que o Benfica também terá pago a árbitros com prostitutas, suspeita que envolveu o FC Porto no caso Apito Dourado.

Nas escutas telefónicas aos portistas, a palavra de código usada para referir as profissionais do sexo era ‘fruta’ . No caso que agora implica o Benfica, elas eram referidas pelas palavras ‘discoteca’ e ‘camisolas’, nota o CM.

Os nomes dos supostos jogadores das tais ‘camisolas’ reportariam para o nome de acompanhantes que cobrariam 200 euros por cada cliente, segundo o mesmo jornal.

Os encontros sexuais ocorreriam num hotel de cinco estrelas em Lisboa que seria pago pelo Benfica, conforme se depreende também das mensagens citadas pelo CM. As marcações de quartos seriam efectuadas para “a noite imediatamente a seguir ao jogo”, com as reservas feitas em nome de Paulo Gonçalves, nota a publicação.

As trocas de mensagens entre Nuno Cabral e Paulo Gonçalves também indiciam que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira estaria a par das ofertas de bilhetes às alegadas ‘toupeiras’ do clube. O presidente do Benfica nega qualquer conhecimento deste processo.

Lista de juízes

O CM refere ainda uma alegada lista de magistrados convidados para os jogos do Benfica, incluindo 45 juízes desembargadores e conselheiros. Entre esses nomes estará o do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Joaquim Piçarra.

Em declarações ao CM, Piçarra assegura que recebeu muitos convites de clubes ao longo da vida, mas garante que “nunca” aceitou nenhum e que “sempre” que foi a um jogo pagou o bilhete.

Outro dado que surge nos emails agora revelados aponta dúvidas quanto ao valor real da transferência do defesa central Garay do Benfica para o Zenit, em 2014. Oficialmente, o jogador rendeu 6 milhões de euros aos cofres encarnados, mas os emails indiciam que o clube russo terá pago 13 milhões de euros, conforme reporta o Observador.

Emails confirmam apoio às claques

O Record também noticia que os emails apontam para a relação de estreita colaboração entre o Benfica e as suas claques.

O desportivo reporta emails trocados entre o adepto Sérgio Engrácia e Nuno Gago, oficial de ligação dos adeptos do Benfica, a pedir bilhetes. Numa dessas mensagens, Engrácia perguntará mesmo se haveria “alguma forma” de entrar no Estádio “durante o dia, para esconder parte da ‘festa’“, numa alegada referência a material pirotécnico.

Noutro email, haverá uma nota a frisar que “a SAD declara assumir a responsabilidade por eventuais danos que venham a verificar-se por actos de vandalismo nos autocarros da empresa Isidoro Duarte”.

Um dado relevante numa altura em que o Benfica enfrenta um diferendo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, depois de ter sido castigado com um jogo à porta fechada pelo apoio às suas claques que não estão legalizadas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O pior cego é o que não quer ver. O desporto já não existe. É um negócio onde vence quem tem mais poder financeiro e protecção judicial. Está tudo podre. Mas ai de quem acabe com o futebol ou com o Benfica! Que iriam fazer as pessoas? Trabalhar? Ler um livro? Abrir os olhos?

    • Não sei se acreditar em todos estes e-mails ou não, mas realmente parecem de encomenda.

      Caso toupeira a patinar por falta de provas, toma lá e-mails.

      Caso de assédio aos árbitros e voucher não levou em nada, toma lá e-mails

      Apoio ás claques?! Benfica recorreu? Toma lá email

      Não há provas contra o Vieira, toma lá e-mails

      Claro que tudo tem de ser investigado e provado, mas entretanto já foram julgados na praça pública… sejam ou não culpados.
      Enquanto isso, alguém fica no anonimato por detrás de um computador a cometer crimes de invasão de privacidade.

        • Pereira,

          Pela experiencia que tenho em informática, até porque trabalho com informática em nível avançado, sei que e-mails podem ser roubados, também ja passei por isso na empresa em que trabalho, alem disso sei que é muito fácil manejar e-mails roubados.

          Fique o Pereira a saber que se eu pegar um e-mail real seu para uma amiga sua, posso usar-lo e manipular-lo. O mais importante é os meta-dados (as propriedades do e-mail) estes contem os servidores por onde passou, datas e outros dados bastante demorosos de se falsificar (mas não impossível), quando se obtém tal informação, e ate porque os metadados não contem uma validação do conteúdo, posso alterar o corpo e o assunto da mensagem.

          Imagine então que enviou a uma amiga sua ou uma colega, um e-mail a convidar-la para a festa de aniversário da sua esposa, se eu obtiver tal e-mail, posso alterar o conteúdo e o assunto para algo do estilo, “amor amanha as
          20:00 no hotel do habitual”, como o Pereira enviou o e-mail, torna-se complicado porque os metadados estão correctos, eles existem nos logs do servidor por onde passaram, mas o conteúdo original que era inocente e com boas intenções, é agora uma mensagem privado de infidelidade.

          Assim que, até que se investigue, não se vai saber. Mas se a PJ não encontrar os originais no computador que os enviou, ou no computador que o recebeu, nada feito, porque os divulgados não podem ser usados uma vez que a corrente de custodia não pode ser validade, alem do mais são fruto de arvore proibida uma vez que são de cariz privado e obtidos de forma ilegal (sem mandato por um Juiz)

          Não é uma questão de cartilha, mas sim uma questão de lei, os mesmos argumentos foram usados no apito dourado e apesar de achar que era o pinto da costa ao telefone, não existem provas, a voz pode ser imitada, ainda mais fácil ao telefone (o Fernando Pereira é perito em imitar vozes)

          A nossa lei, felizmente, diz que você é inocente até prova em contrario.

  2. Aquilo de facto parece ter-se transformado numa instituição de solidariedade, há dinheiro e benesses para todos os amigalhaços, nada como continuar a compensá-los com uns campeonatozinhos.

  3. …………mais um monte de “indícios” e de “alegadamentes”……….as “alegadamente” prostitutas, foram entrevistadas e disseram que não conheciam o PG, mas o “tablóide”, ignora a tais afirmações, os árbitros foram ouvidos e negam o que o “tablóide” afirma……………mas vamos ao finalmentes…….no tempo do “apito dourado” o porto era descaradamente beneficiado em todas as jornadas……….só para não esquecerem, informo que no período de 2009 a 2017, o Benfica beneficiou de 61 penaltis, o Sporting 64 e o Porto 72, mas se tiverem dúvidas vejam neste período quem mais beneficiou com expulsões, o Benfica não foi……….como é “normal” foi o Porto quem mais beneficiou, seguido pelo Sporting e em último o Benfica………..pois, continuem com os indícios e com os “alegadamentes” que os “andrades” continuam a encher “a sacola”………….lembram-se do “estoril-gate”, pois, alegadamente……há quantos anos um defesa adversário não “isola” um PL do Benfica??…..pois o ano passado no “dragon” foram dois e este ano já foi um,……….pois, alegadamente…

  4. E-mails parecem de encomenda, e alguém está a cometer crime de invasão de privacidade, por ter acedido a e-mails lidos!?

    Caso E-Toupeira tem acusação formal, está em curso, e nada tem haver com e-mails

    Vouchers, o caso foi reaberto e oferecer vários packs a familiares dos árbitros ou delegados já não é considerado normal

    Apoio às claques, ainda está em curso, mas já teve decisões de o estádio ficar interdito.

    Vieira é arguido na Operação LEX, que se encontra intra em curso.

    Tudo até se pode resolver como o caso Centeno, mas já se sabe como tudo funciona…

RESPONDER

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto de 17 casos e pode parar por duas semanas

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …

No último adeus à Casa Branca, Trump vai perdoar 100 pessoas (e manifestantes do Capitólio também querem)

O Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump deverá emitir mais de 100 indultos presidenciais esta terça-feira, durante as suas horas finais na Casa Branca, mas não se pode perdoar a si mesmo ou à …

Sindicato revela que a TAP propôs o despedimento de 458 pilotos

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou, esta segunda-feira, que a TAP apresentou uma contraproposta que inclui a dispensa de 458 pilotos, redução de remunerações e supressão de cláusulas do acordo de empresa. Em …

Acenar com as mãos, pés e cabeça. É assim que as rãs de vidro atraem a atenção dos seus parceiros

A maioria das rãs emite um coaxar característico como forma de atrair a atenção de um potencial parceiro. Contudo, algumas das espécies que "gritam" perto de riachos e cascatas aumentam o potencial de serem notadas, …

Marcelo diz que "atropelar este ano letivo era dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou, em entrevista ao Correio da Manhã esta segunda-feira, que "atropelar este ano letivo seria dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas. Em entrevista ao …