/

Frota do Estado diminui mas gastos com manutenção aumentam

1

Embora a frota automóvel do Estado esteja a diminuir, os custos com a sua manutenção estão a aumentar: este ano a fatura deve chegar aos 36 milhões de euros.

Segundo as estimativas da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP), a que o Correio da Manhã teve acesso, a manutenção da frota automóvel do Estado custa cada vez mais e, este ano, a fatura deverá chegar aos 36 milhões de euros.

Ao serviço do Estado estão 25.671 automóveis, dos quais 60% são das forças de segurança e militares (PSP, GNR e Forças Armadas). Para cada automóvel, o custo médio de manutenção ronda os 1405,42 euros – mais 300 euros por veículo do que em 2014.

Há três anos, a frota era maior (mais 1.390 carros) e a despesa foi de cerca de 30 milhões, indica o jornal. O aumento dos custos está relacionado com o facto de quase metade dos automóveis terem mais de 16 anos e 25% terem mais de 300 mil quilómetros.

De acordo com o jornal, a Renault lidera o ranking das marcas dos carros do Estado, com mais de três mil veículos, e o Skoda Octavia é o modelo mais comum.

As forças policiais e militares vão poder renovar a frota automóvel entre 2018 e 2021, de acordo com as Grandes Operações do Plano (GOP). O objetivo é melhorar o desempenho da frota para minimizar os custos de manutenção e diminuir o impacto ambiental. As Forças e os Serviços de Segurança vão poder adquirir assim 1.900 novos veículos.

Recentemente, o Instituto de Segurança Social também foi autorizado a comprar 30 viaturas, numa despesa que poderá atingir meio milhão de euros.

1 Comment

  1. Será que não existe por aí algo parecido com o fornecimento de alimentos para as messes??
    Preços inflacionados e os tubarões a encher os bolsos…
    Foi apenas 1a ideia que me ocorreu…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.