Freira intriguista é como uma terrorista, diz o Papa

(dv) Vatican Media / EPA

O Papa Francisco com as irmãs do Santuário do Senhor dos Milagres de Lima, no Perú

Durante uma visita este domingo a um convento em Lima, capital da Peru, o Papa Francisco afirmou que freiras “fofoqueiras” podem ser consideradas como “terroristas”.

O Papa Francisco recorreu ao humor no último dia da sua visita ao Peru, durante o qual visitou o Santuário do Senhor dos Milagres, onde se encontrou com religiosas de vida contemplativa, que, apesar do voto de clausura, tiveram autorização para ir ter com Francisco.

Entre outros momentos descontraídos, conta a RR, o Papa afirmou que a Igreja precisa muito que as monjas sejam desavergonhadas – ou seja, que não tenham vergonha de pedir que a miséria dos homens se aproxime do poder de Deus – e lembrou que uma “monja com o coração encolhido não pode ser uma boa monja”, porque não tem fecundidade e “fica azeda”.

Lembrando a sua própria experiência, Francisco sublinhou que há muitos mexericos nas comunidades religiosas, e que as monjas intriguistas são como terroristas – lançam bombas como os terroristas do Peru.  Segundo a agência ANSA, a declaração, que despertou risos entre os presentes, foi feita de improviso, quando o Pontífice falava sobre a importância de se evitarem as divisões na comunidade católica.

“O demónio é mentiroso e intriguista. Tenta dividir-nos, quer que uma pessoa fale mal de outra. Sabem o que é uma freira fofoqueira? É uma terrorista, porque a intriga é como uma bomba. Atira a bomba, provoca destruição e vai embora tranquila”, disse.

O discurso foi proferido perante as irmãs do Santuário do Senhor dos Milagres, a quem o Papa Francisco recomendou que “mordam a língua” para evitar as fofocas. “As enfermeiras vão precisar de trabalhar, porque as freiras morderam a língua, mas ao menos não atiraram a bomba”, completou o Papa.

Esta não é a primeira vez que Francisco se insurge contra a intriga. Em maio do ano passado, numa missa na Casa Santa Marta, residência onde vive, o papa afirmou que as intrigas são uma pequena forma de perseguição. Em 2013, tinha também pedido que o clero ficasse longe de intrigas para que a Santa Sé não caísse na mediocridade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …