Freira intriguista é como uma terrorista, diz o Papa

(dv) Vatican Media / EPA

O Papa Francisco com as irmãs do Santuário do Senhor dos Milagres de Lima, no Perú

Durante uma visita este domingo a um convento em Lima, capital da Peru, o Papa Francisco afirmou que freiras “fofoqueiras” podem ser consideradas como “terroristas”.

O Papa Francisco recorreu ao humor no último dia da sua visita ao Peru, durante o qual visitou o Santuário do Senhor dos Milagres, onde se encontrou com religiosas de vida contemplativa, que, apesar do voto de clausura, tiveram autorização para ir ter com Francisco.

Entre outros momentos descontraídos, conta a RR, o Papa afirmou que a Igreja precisa muito que as monjas sejam desavergonhadas – ou seja, que não tenham vergonha de pedir que a miséria dos homens se aproxime do poder de Deus – e lembrou que uma “monja com o coração encolhido não pode ser uma boa monja”, porque não tem fecundidade e “fica azeda”.

Lembrando a sua própria experiência, Francisco sublinhou que há muitos mexericos nas comunidades religiosas, e que as monjas intriguistas são como terroristas – lançam bombas como os terroristas do Peru.  Segundo a agência ANSA, a declaração, que despertou risos entre os presentes, foi feita de improviso, quando o Pontífice falava sobre a importância de se evitarem as divisões na comunidade católica.

“O demónio é mentiroso e intriguista. Tenta dividir-nos, quer que uma pessoa fale mal de outra. Sabem o que é uma freira fofoqueira? É uma terrorista, porque a intriga é como uma bomba. Atira a bomba, provoca destruição e vai embora tranquila”, disse.

O discurso foi proferido perante as irmãs do Santuário do Senhor dos Milagres, a quem o Papa Francisco recomendou que “mordam a língua” para evitar as fofocas. “As enfermeiras vão precisar de trabalhar, porque as freiras morderam a língua, mas ao menos não atiraram a bomba”, completou o Papa.

Esta não é a primeira vez que Francisco se insurge contra a intriga. Em maio do ano passado, numa missa na Casa Santa Marta, residência onde vive, o papa afirmou que as intrigas são uma pequena forma de perseguição. Em 2013, tinha também pedido que o clero ficasse longe de intrigas para que a Santa Sé não caísse na mediocridade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …