“Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS”

Grupo Parlamentar do Partido Socialista / Facebook

O deputado do PS João Paulo Correia

O PS acredita que foi a postura de “bullying” de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma “ruptura com o PS”, conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada parlamentar socialista.

“O Bloco de Esquerda está a sofrer bullying por parte de Francisco Louçã”, considera o deputado em declarações no programa “Vichyssoise” da Rádio Observador, notando que essa “tendência no BE está a pressionar muito a coordenação e a direcção da bancada a uma ruptura com o PS”.

“Essa tendência tinha preparado uma ruptura com o governo para 2021 para o Orçamento do Estado para 2022″, mas a crise pandémica “atravessou-se nos prognósticos de toda a gente” e foi, por isso, que o “BE olhou para o OE2021 [Orçamento de Estado para 2021] como uma grande oportunidade de antecipar uma estratégia que tinha para o ano seguinte”, diz ainda João Paulo Correia.

O deputado considera que, nestas negociações para o OE2021, “o Bloco de Esquerda se tornou muito inflexível à medida que o Governo ia avançando nas propostas que estavam em cima da mesa”.

Para João Paulo Correia, é evidente que o Governo tudo fez no sentido de um entendimento perante a “intransigência e inflexibilidade” do Bloco.

“O que é incompreensível é que, apesar das reservas que o BE foi explicando, porque é que votou contra e não optou pela abstenção“, diz ainda o deputado socialista, notando que a postura dos bloquistas é “uma enorme desilusão perante aquilo que foi o compromisso que o BE assumiu na campanha eleitoral das legislativas”.

De qualquer modo, o PS continua “disponível para negociar com o Bloco de Esquerda” na discussão do OE2021 na especialidade, até para “não ficar inteiramente dependente do PCP”, como aponta João Paulo Correia.

Porém, “para as negociações serem retomadas, o Bloco tem de dar um passo em frente”, pois, afinal, foi o partido de Catarina Martins que saiu da mesa do diálogo.

Mas mesmo que o BE mantenha o seu chumbo na votação final, isso não significa um divórcio entre o PS e o Bloco de Esquerda, pois “há matérias que são comuns aos dois partidos”, diz ainda o deputado. Por isso, PS e Bloco “estão condenados a dialogar”, sobretudo por causa da crise que atravessamos, conclui.

“Ninguém pode dizer que legislatura chegará a 2023”

Sobre o futuro da presente legislatura, João Paulo Correia admite que já esteve “mais seguro” de que pode chegar ao fim. “A crise coloca todos os dias muitas incertezas e julgo que hoje não há ninguém que tenha condições nem informação para dizer que esta legislatura chegará a 2023″, constata.

Tudo “depende muito do ano de 2021” e da forma como a economia se comportar, analisa João Paulo Correia, considerando que num eventual horizonte de eleições antecipadas ou mesmo dentro do calendário normal, seria “um erro” pedir “maioria absoluta”.

Mas para o vice-presidente da bancada socialista é certo que “não há condições para termos eleições antes de passarmos por esta tempestade da pandemia”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só fortemente pressionado pelo BE é que o PS acabará por fazer no SNS os investimentos necessários ao seu adequado funcionamento. Só isso justifica a decisão do BE de votar contra o orçamento. O resto é conversa de café.

    • O BE Matará a curto prazo o SNS e sempre a dizer que o defende, o Vervalismo não é conducente com a prática, como alguém diz não bate a bota com a Perdigota, agora, em Pandemia, com os utentes desgraçados para se tratar, a Enfermagem marca uma Greve, com apoio de quem?

RESPONDER

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …