Francisco em Fátima com muita emoção, lágrimas e abraço especial à criança milagre

Maurizio Brambatti / EPA

Papa Francisco e a criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

Papa Francisco e a criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

Muita emoção e lágrimas marcaram as cerimónias do Centenário das Aparições de Fátima e o próprio Papa Francisco ficou comovido, durante a procissão do adeus. Marcante foi ainda, o abraço que deu à criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

O menino que os beatos Francisco e Jacinta terão curado, Lucas, deu um abraço ao Papa Francisco, no momento do ofertório na missa da peregrinação internacional, já depois da canonização dos pastorinhos.

Acompanhado pelos pais e pela irmã, o jovem dirigiu-se ao altar do recinto, onde foi acolhido por Francisco, num dos momentos altos de uma cerimónia marcada pela emoção – o próprio Papa Francisco tinha as lágrimas nos olhos quando acenava ao andor de Nossa Senhora de Fátima, aquando da procissão do adeus.

Lucas sofreu uma queda de 6,5 metros a 03 de Março de 2013, quando tinha cinco anos. “Bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral”, declarou o pai da criança, João Batista, aos jornalistas em Fátima.

“Teve duas paragens cardíacas enquanto era anestesiado para a cirurgia e foi operado de urgência. Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver“, contou João Batista, adiantando que a criança teve uma recuperação milagrosa depois de a família ter rezado “a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima” e aos pastorinhos.

“Os médicos, incluindo alguns não crentes, disseram não ter explicação para esta recuperação”, notou João Batista.

Primeiras crianças não mártires elevadas a santos

Com base neste milagre, o Papa Francisco canonizou em Fátima, os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto que assim, se tornam nas duas primeiras crianças não mártires a serem elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica.

A canonização dos dois beatos foi o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria e teve lugar no início da missa que o Papa concelebrou no altar do recinto.

Durante a missa, Francisco usou um cálice feito há 50 anos com mais de 7.000 objectos de ouro, oferecidos por doentes de Portugal, informou o Santuário de Fátima.

Executado em 1967 por José Rosas, joalheiro do Porto, o cálice apresenta a base guarnecida com folhas relevadas e conta com várias pedras preciosas e pérolas, resultantes das peças de ourivesaria e joalharia ofertadas.

Na intervenção na missa, o Papa teve uma palavra especial para os doentes, notando que, mais do que objecto de caridade, são “um tesouro precioso da Igreja” e devem estar inseridos, “a pleno título, na vida e missão” da instituição.

“Não vos considereis apenas receptores de solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos, a pleno título, na vida e missão da Igreja”, afirmou Francisco na tradicional saudação aos doentes que se encontravam no Santuário de Fátima.

Papa Francisco despede-se dos peregrinos em Fátima.

Papa Francisco despede-se dos peregrinos em Fátima.

Refugiados e África no encontro com António Costa

Antes da missa, o Papa esteve reunido com o primeiro-ministro António Costa que expressou a Francisco a vontade de Portugal colaborar na promoção dos valores da protecção dos mais frágeis, como o acolhimento aos refugiados, a promoção da paz nas instâncias internacionais e o desenvolvimento de África.

Uma família de refugiados do Iraque, que se encontra a viver na região, conheceu o Papa Francisco após o encontro, salientou António Costa aos jornalistas.

À chegada à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes da celebração da missa, o Papa Francisco recebeu das mãos de uma menina de três anos uma caixa com um solidéu, que colocou na cabeça, antes de entrar no espaço religioso.

A menina integrava um grupo de crianças e bebés, filhos de funcionários do Santuário de Fátima, que aguardavam o Santo Papa.

Após entrar na basílica pela sacristia, Francisco orou em privado junto dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto.

Depois da celebração da missa, e de percorrer o Santuário no “papamóvel”, despedindo-se dos peregrinos, o Papa almoça na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitou, com um grupo de bispos portugueses, partindo depois para Roma.

Completa-se assim, a sexta visita de um Papa ao Santuário de Fátima, depois de Paulo VI (1967), de João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e de Bento XVI (2010) terem também, prestado a sua homenagem à Virgem Maria.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …