Francisco em Fátima com muita emoção, lágrimas e abraço especial à criança milagre

Maurizio Brambatti / EPA

Papa Francisco e a criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

Papa Francisco e a criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

Muita emoção e lágrimas marcaram as cerimónias do Centenário das Aparições de Fátima e o próprio Papa Francisco ficou comovido, durante a procissão do adeus. Marcante foi ainda, o abraço que deu à criança brasileira do milagre que levou à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

O menino que os beatos Francisco e Jacinta terão curado, Lucas, deu um abraço ao Papa Francisco, no momento do ofertório na missa da peregrinação internacional, já depois da canonização dos pastorinhos.

Acompanhado pelos pais e pela irmã, o jovem dirigiu-se ao altar do recinto, onde foi acolhido por Francisco, num dos momentos altos de uma cerimónia marcada pela emoção – o próprio Papa Francisco tinha as lágrimas nos olhos quando acenava ao andor de Nossa Senhora de Fátima, aquando da procissão do adeus.

Lucas sofreu uma queda de 6,5 metros a 03 de Março de 2013, quando tinha cinco anos. “Bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral”, declarou o pai da criança, João Batista, aos jornalistas em Fátima.

“Teve duas paragens cardíacas enquanto era anestesiado para a cirurgia e foi operado de urgência. Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver“, contou João Batista, adiantando que a criança teve uma recuperação milagrosa depois de a família ter rezado “a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima” e aos pastorinhos.

“Os médicos, incluindo alguns não crentes, disseram não ter explicação para esta recuperação”, notou João Batista.

Primeiras crianças não mártires elevadas a santos

Com base neste milagre, o Papa Francisco canonizou em Fátima, os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto que assim, se tornam nas duas primeiras crianças não mártires a serem elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica.

A canonização dos dois beatos foi o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria e teve lugar no início da missa que o Papa concelebrou no altar do recinto.

Durante a missa, Francisco usou um cálice feito há 50 anos com mais de 7.000 objectos de ouro, oferecidos por doentes de Portugal, informou o Santuário de Fátima.

Executado em 1967 por José Rosas, joalheiro do Porto, o cálice apresenta a base guarnecida com folhas relevadas e conta com várias pedras preciosas e pérolas, resultantes das peças de ourivesaria e joalharia ofertadas.

Na intervenção na missa, o Papa teve uma palavra especial para os doentes, notando que, mais do que objecto de caridade, são “um tesouro precioso da Igreja” e devem estar inseridos, “a pleno título, na vida e missão” da instituição.

“Não vos considereis apenas receptores de solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos, a pleno título, na vida e missão da Igreja”, afirmou Francisco na tradicional saudação aos doentes que se encontravam no Santuário de Fátima.

Papa Francisco despede-se dos peregrinos em Fátima.

Papa Francisco despede-se dos peregrinos em Fátima.

Refugiados e África no encontro com António Costa

Antes da missa, o Papa esteve reunido com o primeiro-ministro António Costa que expressou a Francisco a vontade de Portugal colaborar na promoção dos valores da protecção dos mais frágeis, como o acolhimento aos refugiados, a promoção da paz nas instâncias internacionais e o desenvolvimento de África.

Uma família de refugiados do Iraque, que se encontra a viver na região, conheceu o Papa Francisco após o encontro, salientou António Costa aos jornalistas.

À chegada à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes da celebração da missa, o Papa Francisco recebeu das mãos de uma menina de três anos uma caixa com um solidéu, que colocou na cabeça, antes de entrar no espaço religioso.

A menina integrava um grupo de crianças e bebés, filhos de funcionários do Santuário de Fátima, que aguardavam o Santo Papa.

Após entrar na basílica pela sacristia, Francisco orou em privado junto dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto.

Depois da celebração da missa, e de percorrer o Santuário no “papamóvel”, despedindo-se dos peregrinos, o Papa almoça na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitou, com um grupo de bispos portugueses, partindo depois para Roma.

Completa-se assim, a sexta visita de um Papa ao Santuário de Fátima, depois de Paulo VI (1967), de João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e de Bento XVI (2010) terem também, prestado a sua homenagem à Virgem Maria.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máxima de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …