França. Terrorista responsável por ataque em comboio em 2015 condenado a prisão perpétua

O marroquino Ayoub El-Khazzani, que em 2015 atirou em duas pessoas durante um atentado num comboio de alta velocidade, foi na quinta-feira condenado num tribunal francês à prisão perpétua por tentativa de homicídio, posse de armas e participação em grupo terrorista.

Durante o atentado no comboio – cuja viagem ligava Amsterdão (Holanda) a Paris (França) -, Ayoub El-Khazzani, de 31 anos, foi travado por três turistas norte-americanos e um britânico, depois de atirar em dois passageiros.

Segundo noticiou o Guardian, a acusação disse em tribunal que, de acordo com as agências de inteligência francesas, o ataque foi planeado na Síria e arquitetado por Abdelhamid Abaaoud, que acreditam ter orquestrado os atentados e tiroteios de novembro de 2015, em Paris, causando 130 mortos.

Testemunhas disseram em tribunal que Ayoub El-Khazzani saiu da casa de banho do comboio, despido da cintura para cima e com uma espingarda automática no ombro, logo depois que o comboio cruzou a fronteira da Bélgica para o norte da França.

O homem atirou num passageiro francês que conseguiu tirar-lhe a espingarda, utilizando uma segunda arma. Quando disparou contra outros passageiros, foi travado pelo grupo. Quatro pessoas ficaram feridas no ataque.

Ayoub El-Khazzani, que carregava 300 cartuchos de munição, estava na lista de risco das autoridades francesas. No início dos interrogatórios, afirmou que havia embarcado no comboio para roubar os passageiros, mas depois admitiu que queria “matar norte-americanos”, em retaliação aos bombardeios na Síria.

Dois dos três passageiros norte-americanos, o estudante Anthony Sadler e o membro da guarda nacional Alek Skarlatos, testemunharam no julgamento. Spencer Stone, um militar da Força Aérea, deu o seu depoimento por vídeo, indicando que Ayoub El-Khazzani tentou matá-lo três vezes.

O passageiro britânico, Chris Norman, de 67 anos, ajudou a amarrar o atirador antes da chegada da polícia. Os quatro homens receberam a Légion d’honneur, tornando-se cidadãos honorários de França.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi… O homem não matou ninguém e foi condenado a prisão perpétua?? Então quem matar é condenado a… Se for em Portugal, no máximo são 25 anos. Este país é um paraíso para os criminosos. Ainda votam no PS? Continuem assim que vai tudo correr bem…

RESPONDER

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …