/

França restringe doações de sangue de pessoas de zonas afetadas pelo Zika

A França restringiu as doações de sangue de pessoas que viajaram para áreas afectadas pelo vírus Zika, que têm de esperar 28 dias desde o regresso para o poderem fazer, revelou a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

Em entrevista, Marisol Touraine explicou que as pessoas que queiram fazer doações de sangue em França e que tenham viajado para regiões onde o vírus tem expressão epidémica terão que esperar 28 dias para poder dar sangue.

Já o sangue recolhido nos territórios franceses das Caraíbas – Guayana, Martinica y Guadalupe – está a ser sujeito a testes para despistar a presença do vírus.

A ministra da Saúde francesa aconselhou as mulheres grávidas a evitar, “se puderem”, viajar para as regiões da América central e do sul.

Em relação às grávidas das regiões francesas na América, a governante recomendou o controlo médico permanente, realçando que estão ao dispor testes, pagos a 100% pela Segurança Social, para saber se estão contaminadas.

Marisol Touraine explicou que há actualmente registo de 18 casos de Zika em França, todos importados.

A Organização Mundial de Saúde já tinha considerado “adequado” restringir as doações de sangue de viajantes oriundos de países de risco, de modo a evitar uma eventual propagação do vírus Zika.

Os sintomas e sinais clínicos da infecção pelo vírus, transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados, são muito parecidos com os da gripe, provocando febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.

Geralmente, os sintomas começam a desaparecer quatro ou cinco dias depois. O período normal de incubação varia entre três a 12 dias.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.