França escapou a sanções “porque é a França”

8

ECR Group / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A França já ultrapassou o teto dos 3% de défice mais de dez vezes desde que existe o euro, mas escapou sempre às sanções previstas nos pactos orçamentais europeus “porque é a França”, afirmou Jean Claude Juncker.

A Reuters descreve que, numa entrevista à televisão do Senado francês esta terça-feira, o presidente da Comissão Europeia afirmou “candidamente” que as sanções não foram aplicadas “porque é a França“.

Em 2015, a CE deu à França mais dois anos para pôr o défice abaixo do limite de 3% do PIB, mesmo que Paris tenha falhado continuamente os objetivos.

“Conheço bem a França, os seus reflexos, as reações internas, as suas múltiplas facetas”, explicou Juncker, acrescentando que as regras orçamentais não podem ser aplicadas “cegamente”.

As declarações de Juncker – que em seguida fez questão de sublinhar que a França devia respeitar o seu compromisso atual com a redução do défice – surgem no contexto das repetidas ameaças de responsáveis europeus de aplicar sanções a Portugal por não ter cumprido os limites do défice em 2015.

Em meados de maio, a Comissão Europeia adiou para julho eventuais sanções para Portugal e Espanha, mas até lá pediu medidas estruturais adicionais para reduzir o défice e a dívida.

A Reuters descreve que a Comissão Europeia também foi flexível com Itália, apesar de Roma não apresentar sinais de redução do défice ao ritmo exigido pelo executivo comunitário. Espanha terá dois anos para fazer um corte de 7.500 euros, mas a Comissão irá voltar ao assunto depois das eleições espanholas.

ZAP

8 Comments

  1. Comunidade? Só para alguns…
    Europeus de primeira e europeus de segunda… Nós, (os Portugueses) somos de terceira…

    “um corte de 7.500 euros”… Bem barato…

  2. é a diferença entre defender a soberania e não a defender como é o caso deste País desgovernado.

    cambada de lambe-botas.

  3. Até quando vai Portugal ficar de cócoras virado para estes senhores da Europa?.
    Se calhar a esquerda, dita radical, tem razão quando diz que assim nunca vamos sair do buraco, cada vez mais fundo, porque quem manda nesta Europa, tá-se a cagar para este canto à beira mar plantado.

  4. Gostaria imenso de comentar mas não me deixam…
    Já não é a primeira vez que tento dar a minha modesta opinião e a mesma não é publicada aqui….
    Lamentável! E triste! Pensava que vivia numa democracia. Enganei-me!

  5. Uma União Europeia a dois escalões, esta é a guerra interna e vergonhosa entre comunitários, depois temos ainda a outra externa devido à globalização e outros acordos idênticos hão-de surgir ainda, jamais esta união terá sucesso e um dia cairá de vez e quem a irá matar serão aqueles que mais se afirmam seus defensores.

  6. Se duvidas houvessem!…
    Esse “esquentador” monte de esterco (Juncker) de vez em quando, até acaba por confirmar realidade da actual (des)União Europeia!
    Por aí se vê a idoneidade e o civismo de certos europeus (tidos, para alguns palermas, como exemplares)!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.