França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Única dose das vacinas reduz hospitalização nos mais idosos

John Cairns / University of Oxford

Vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca

O Governo francês alargou a idade de toma da vacina da AstraZeneca, que estava reservada para pessoas entre os 50 e os 64 anos. A partir de agora, pessoas com até 75 anos também vão poder ser imunizadas com esta vacina contra a covid-19.

“Pessoas afetadas por comorbilidades podem ser vacinadas com a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, incluindo quem tem entre 65 e 74 anos”, disse o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, na segunda-feira.

De acordo com o Jornal de Notícias, as vacinas da Pfizer e da Moderna continuam destinadas aos cidadãos franceses com mais de 75 anos.

A Agência Europeia do Medicamento aprovou, no fim de janeiro, o uso da vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 18 anos, sem impor um limite máximo de idade. No entanto, vários países europeus – incluindo França e Portugal – recomendaram a sua utilização apenas em pessoas com idade até aos 65 anos, tendo em conta a falta de evidências de eficácia em idades superiores.

Única dose de vacinas Pfizer ou AstraZeneca reduz hospitalização nos mais idosos

Entretanto, um estudo das autoridades de saúde britânicas avançou que uma única dose das vacinas Pfizer ou AstraZeneca reduziu em mais de 80% as probabilidades de pessoas com mais de 80 anos serem hospitalizadas com covid-19.

O chamado estudo do “mundo real”, divulgado esta segunda-feira, que tem por base dados recolhidos junto de pessoas que já foram imunizadas no Reino Unido foi produzido pela Public Health England, organização de saúde pública em Inglaterra.

Segundo o estudo, que ainda não foi revisto por cientistas independentes, desde janeiro que a proteção contra a covid sintomática, quatro semanas após a primeira dose, variou entre 57 e 61% para uma dose da vacina Pfizer e entre 60 e 73% para a vacina AstraZeneca.

Entre os maiores de 80 anos, os dados sugerem que uma única dose de qualquer das vacinas é mais de 80% eficaz na prevenção da hospitalização, cerca de três a quatro semanas após a vacina, e que a vacina Pfizer consegue reduzir o número de mortes em 83%.

Para os maiores de 70 anos de idade, também existem sinais de que qualquer uma das duas vacinas está a reduzir infeções sintomáticas cerca de três semanas após a primeira dose, reforçando outros estudos de que as vacinas estão a funcionar e são altamente eficazes na proteção contra doença grave, hospitalização e morte.

Na semana passada, a Public Health England já tinha publicado um estudo apenas sobre a vacina Pfizer, que conseguiu reduzir as hospitalização e mortes em mais de 75% após a primeira dose, indicando que as vacinas já estão a ter impacto.

“A queda na taxa de hospitalizações está a ser mais rápida [nos grupos de pessoas mais velhas e vulneráveis] do que nos jovens, que ainda não receberam vacinas. Isto é um sinal de que a vacina está a resultar. É muito encorajador”, afirmou o ministro da Saúde, Matt Hancock, numa conferência de imprensa.

Até agora, 20.275.451 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus no Reino Unido, das quais 815.816 receberam uma segunda dose, a qual é administrada com um intervalo de até 12 semanas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.