Encontrados dois mil fragmentos de plástico em vila da Idade do Ferro

Keith Ruffles / Wikimedia

Castell Henllys, no norte de Pembrokeshire, no País de Gales

Um novo estudo mostra que o plástico está a deixar a sua marca não só no mundo moderno, mas também em locais históricos e com milhares de anos.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Castell Henllys, uma vila da Idade do Ferro localizada no norte de Pembrokeshire, no País de Gales, é um desses exemplos.

O sítio arqueológico inclui quatro casas circulares, com telhados cónicos feitos de madeira e palha. Com base nas escavações no local, estas foram reconstruidas com elementos das estruturas originais e com os mesmos materiais que os habitantes usaram naquela época.

Depois de quase 30 anos a serem visitadas por inúmeros turistas e alunos, estas casas deram uma oportunidade única aos investigadores. O que começou como um estudo para entender como os materiais de construção se degradam com o tempo, transformou-se em algo muito maior, quando a equipa descobriu uma enorme quantidade de plástico: dois mil pedaços, para sermos mais exatos.

Embora seja bem cuidado e limpo, pequenos restos de plástico da atividade dos visitantes conseguiram esconder-se debaixo dos bancos em cantos escuros destas casas. As crianças, por exemplo, costumam almoçar numa das estruturas.

Entre os fragmentos de plástico estavam, entre outros, tampas de garrafas, palhinhas, as embalagens dessas mesmas palhinhas, sacos de plástico e embalagens plásticas para guardar alimentos.

“Se as crianças tivessem recebido os seus lanches sem todas as embalagem de plástico, teria feito uma enorme diferença. O nosso conformismo pode causar danos ambientais”, disse à CNN Harold Mytum, professor da Universidade de Liverpool e o autor principal do estudo publicado, esta quinta-feira, na revista científica Antiquity.

Estas descobertas reforçam a teoria defendida pelos investigadores de que o Antropoceno, a nossa era geológica atual, vai ficar conhecida como a “Era do Plástico”.

Mytum está a trabalhar com a equipa de Castell Henllys para aumentar a consciência ambiental dos futuros visitantes, usando os elementos que recolheram durante as escavações para criar uma campanha educacional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …