Cientistas descobriram fragmento de um antigo continente no Canadá

NASA / Michael Studinger / Wikimedia

Ilha de Baffin, no Canadá

Cientistas descobriram um fragmento de um antigo continente na ilha de Baffin, no norte do Canadá.

Ao analisar amostras de exploração de diamantes da ilha de Baffin, no Canadá, cientistas identificaram uma assinatura mineral que nunca esperavam encontrar, avança o site Science Alert.

Esta ilha, localizada perto da Gronelândia, tem uma área de mais de 500 mil metros quadrados, fazendo dela a maior ilha do Canadá e a quinta maior do mundo.

“Os quimberlitos são foguetes subterrâneos que recolhem passageiros a caminho da superfície. Os passageiros são pedaços sólidos de rochas nas paredes que carregam uma riqueza de detalhes em condições muito abaixo da superfície do nosso planeta ao longo do tempo”, explica a geóloga Maya Kopylova, da Universidade da Colúmbia Britânica.

Neste caso, estas rochas tinham uma assinatura mineral que coincidia com outras partes do Cráton do Atlântico Norte (NAC), uma parte antiga da crosta continental da Terra.

“A composição mineral de outras partes do Cráton do Atlântico Norte é tão única que não houve dúvidas. Foi fácil juntar as peças. Os cratões antigos adjacentes no norte do Canadá têm mineralogias completamente diferentes”, explica Kopylova, autora principal do estudo publicado, em janeiro, na revista científica Journal of Petrology.

A placa continental do NAC dividiu-se em fragmentos há 150 milhões de anos e, atualmente, estende-se desde o norte da Escócia, da Gronelândia e da província canadiana de Labrador. O fragmento recentemente identificado adiciona aproximadamente 10% à extensão conhecida do Cráton do Atlântico Norte.

“Com estas amostras, podemos reconstruir as formas dos continentes antigos com base em rochas mais profundas do manto. Agora podemos entender e mapear não apenas a camada mais fina da Terra, que representa 1% do volume do planeta, mas o nosso conhecimento é literal e simbolicamente mais profundo”, conclui Kopylova.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …