Cientistas descobriram fragmento de um antigo continente no Canadá

NASA / Michael Studinger / Wikimedia

Ilha de Baffin, no Canadá

Cientistas descobriram um fragmento de um antigo continente na ilha de Baffin, no norte do Canadá.

Ao analisar amostras de exploração de diamantes da ilha de Baffin, no Canadá, cientistas identificaram uma assinatura mineral que nunca esperavam encontrar, avança o site Science Alert.

Esta ilha, localizada perto da Gronelândia, tem uma área de mais de 500 mil metros quadrados, fazendo dela a maior ilha do Canadá e a quinta maior do mundo.

“Os quimberlitos são foguetes subterrâneos que recolhem passageiros a caminho da superfície. Os passageiros são pedaços sólidos de rochas nas paredes que carregam uma riqueza de detalhes em condições muito abaixo da superfície do nosso planeta ao longo do tempo”, explica a geóloga Maya Kopylova, da Universidade da Colúmbia Britânica.

Neste caso, estas rochas tinham uma assinatura mineral que coincidia com outras partes do Cráton do Atlântico Norte (NAC), uma parte antiga da crosta continental da Terra.

“A composição mineral de outras partes do Cráton do Atlântico Norte é tão única que não houve dúvidas. Foi fácil juntar as peças. Os cratões antigos adjacentes no norte do Canadá têm mineralogias completamente diferentes”, explica Kopylova, autora principal do estudo publicado, em janeiro, na revista científica Journal of Petrology.

A placa continental do NAC dividiu-se em fragmentos há 150 milhões de anos e, atualmente, estende-se desde o norte da Escócia, da Gronelândia e da província canadiana de Labrador. O fragmento recentemente identificado adiciona aproximadamente 10% à extensão conhecida do Cráton do Atlântico Norte.

“Com estas amostras, podemos reconstruir as formas dos continentes antigos com base em rochas mais profundas do manto. Agora podemos entender e mapear não apenas a camada mais fina da Terra, que representa 1% do volume do planeta, mas o nosso conhecimento é literal e simbolicamente mais profundo”, conclui Kopylova.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …