Fotografia rara mostra que Stonehenge foi montado como se fosse um Lego

Uma fotografia rara liga a técnica de construção de Stonehenge a um dos brinquedos infantis mais famosos do mundo moderno.

A fotografia terá sido tirada de um balão de ar quente e mostra que os construtores pré-históricos de Stonehenge usaram um método para prender as pedras gigantes que é famiiar a todos os fãs da Lego.

No topo das imponentes pedras verticais, os artesãos de Stonehenge criaram maçanetas macias que se encaixavam perfeitamente nos orifícios correspondentes esculpidos nos pesados lintéis que foram colocados em cima deles: como peças gigantes da Lego.

Susan Greaney, historiadora sénior do English Heritage, disse que a fotografia ilustra a habilidade dos construtores de há mais de quatro mil anos e sua determinação de que deveria durar milénios. “Uma das grandes questões é por que o Stonehenge foi construído com uma engenharia de precisão”, disse, citada pelo jornal britânico The Guardian. “Pode ser que simplesmente quisessem garantir que durasse muito tempo”.

A pedra retratada na fotografia faz parte do círculo externo e era uma das 30 pedras de Sarsen verticais, cobertas por lintéis horizontais.

A maioria dos círculos de pedra construídos na época eram feitos de blocos de pedra deixados praticamente no seu estado natural e áspero e erguidos na vertical. Mas, como mostra a fotografia, Stonehenge era mais sofisticado.

As colunas e os lintéis foram encaixados através de uma junção normalmente usada em madeira – o encaixe e o entalhe.

O método de construção foi eficaz: das 30 pedras verticais, 17 ainda estão de pé e cinco dos lintéis permanecem no seu lugar. Os lintéis que teriam repousado sobre a pedra da fotografia, no entanto, caíram.

Assim, Greaney disse que o método Lego dos construtores de Stonehenge resistiu ao teste do tempo. “Colocar pedras de Sarsen não trabalhados como lintéis em cima das colunas seria bastante instável”, disse. “A nossa suposição é que havia monumentos de madeira semelhantes na época de Stonehenge, nos quais provavelmente estariam a ser usadas junções de encaixe e encaixe.

“Stonehenge é o único que temos com este tipo de trabalho e modelagem. É exatamente como Lego. Às vezes, dizemos aos alunos que visitam que Stonehenge é como Lego“, afirmou.

Em reação à imagem, a empresa dinamarquesa disse que “como uma empresa que visa inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, foi uma surpresa ver-nos ligados a construtores pré-históricos. Temos orgulho em ser mencionados pela English Heritage, que compara as pedras dos monumentos com os tijolos da Lego”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas isto é objeto de notícia como se a descoberta tivesse sido feita agora! Realmente, a investigação arqueológica, bem divulgada em revistas e outras publicações, já documentou há muito este modo de construir na fase final de Stonehenge (quer dizer, de “montar” os trilitos, que são a parte mais recente deste edificio que foi transformado muitas vezes ao longo do tempo).

    • Cara leitora,
      É para o ZAP um privilégio poder contar com a visita de uma especialista em arqueologia.
      Esta notícia foi feita para todos os outros leitores, que, gostando mais de física, filatelia, política ou culinária, desconheciam o tema e o acharam por certo tão interessante como a leitora.

RESPONDER

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …

Medina, ameaçado pela união das direitas, segura-se ao voto útil para ganhar Lisboa

Fernando Medina tem um duro desafio pela frente, depois de a direita ter dado as mãos em Lisboa, numa megacoligação encabeçada por Carlos Moedas. O socialista Fernando Medina está a ser ameaçado pela união da direita, …

Antigo manual egípcio revela novos detalhes sobre a mumificação

Uma equipa de investigadores descobriu um papiro médico com 3.500 anos que permitiu ajudar a recriar o processo de embalsamento para preparar os antigos egípcios para a vida após a morte. Este é o mais …