Fotografia rara mostra que Stonehenge foi montado como se fosse um Lego

Uma fotografia rara liga a técnica de construção de Stonehenge a um dos brinquedos infantis mais famosos do mundo moderno.

A fotografia terá sido tirada de um balão de ar quente e mostra que os construtores pré-históricos de Stonehenge usaram um método para prender as pedras gigantes que é famiiar a todos os fãs da Lego.

No topo das imponentes pedras verticais, os artesãos de Stonehenge criaram maçanetas macias que se encaixavam perfeitamente nos orifícios correspondentes esculpidos nos pesados lintéis que foram colocados em cima deles: como peças gigantes da Lego.

Susan Greaney, historiadora sénior do English Heritage, disse que a fotografia ilustra a habilidade dos construtores de há mais de quatro mil anos e sua determinação de que deveria durar milénios. “Uma das grandes questões é por que o Stonehenge foi construído com uma engenharia de precisão”, disse, citada pelo jornal britânico The Guardian. “Pode ser que simplesmente quisessem garantir que durasse muito tempo”.

A pedra retratada na fotografia faz parte do círculo externo e era uma das 30 pedras de Sarsen verticais, cobertas por lintéis horizontais.

A maioria dos círculos de pedra construídos na época eram feitos de blocos de pedra deixados praticamente no seu estado natural e áspero e erguidos na vertical. Mas, como mostra a fotografia, Stonehenge era mais sofisticado.

As colunas e os lintéis foram encaixados através de uma junção normalmente usada em madeira – o encaixe e o entalhe.

O método de construção foi eficaz: das 30 pedras verticais, 17 ainda estão de pé e cinco dos lintéis permanecem no seu lugar. Os lintéis que teriam repousado sobre a pedra da fotografia, no entanto, caíram.

Assim, Greaney disse que o método Lego dos construtores de Stonehenge resistiu ao teste do tempo. “Colocar pedras de Sarsen não trabalhados como lintéis em cima das colunas seria bastante instável”, disse. “A nossa suposição é que havia monumentos de madeira semelhantes na época de Stonehenge, nos quais provavelmente estariam a ser usadas junções de encaixe e encaixe.

“Stonehenge é o único que temos com este tipo de trabalho e modelagem. É exatamente como Lego. Às vezes, dizemos aos alunos que visitam que Stonehenge é como Lego“, afirmou.

Em reação à imagem, a empresa dinamarquesa disse que “como uma empresa que visa inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, foi uma surpresa ver-nos ligados a construtores pré-históricos. Temos orgulho em ser mencionados pela English Heritage, que compara as pedras dos monumentos com os tijolos da Lego”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas isto é objeto de notícia como se a descoberta tivesse sido feita agora! Realmente, a investigação arqueológica, bem divulgada em revistas e outras publicações, já documentou há muito este modo de construir na fase final de Stonehenge (quer dizer, de “montar” os trilitos, que são a parte mais recente deste edificio que foi transformado muitas vezes ao longo do tempo).

    • Cara leitora,
      É para o ZAP um privilégio poder contar com a visita de uma especialista em arqueologia.
      Esta notícia foi feita para todos os outros leitores, que, gostando mais de física, filatelia, política ou culinária, desconheciam o tema e o acharam por certo tão interessante como a leitora.

RESPONDER

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …