/

Agrawal fotografou o pôr-do-sol (mas a fotografia bloqueou vários smartphones Android)

(dr) Gaurav Agrawal

A problemática fotografia já editada

Gaurav Agrawal quis partilhar uma bonita fotografia de um pôr-do-sol, mas acabou por bloquear vários smartphones Android.

No ano passado, o fotógrafo amador Gaurav Agrawal viajou até ao Parque Naiconal Glacier, nos Estanos Unidos, e acabou por fotografar um bonito pôr-do-sol entre as montanhas. No entanto, depois de partilhar a sua fotografia no Flickr, vários utilizadores descobriram que o trabalho de Agrawal estava a bloquear alguns smartphones com o Android 10 instalado.

O fenómeno acontecia quando os utilizadores colocavam a fotografia como imagem de fundo do telemóvel. O problema não parece estar na imagem, mas sim no espaçamento de cor usado, que bloqueia o dispositivo por se tratar de um formato preferencial do Android 10. No caso do Android 11, o sistema operativo é capaz de fazer a conversão sem que haja qualquer problema.

Ao editar a foto no Lightroom, o Gaurav Agrawal exportou a fotografia usando um esquema amplo de cores HDR. Normalmente, isso não seria um problema, mas como o mecanismo de renderização de cores embutido no Android 10 não era capaz de exibir as cores da fotografia, definir a imagem de Agrawal como papel de parede em alguns telemóveis Android podia fazer com que os dispositivos reiniciassem repetidamente.

De acordo com o Futurism, só seria possível interromper este processo repondo as configurações de fábrica do smartphone ou usar o modo de segurança para eliminar o ficheiro da fotografia.

À BBC, Agrawal disse que não fazia ideia de que o formato de exportação causaria todos estes problemas. “Esperava que minha fotografia se tornasse viral por um bom motivo, mas isso terá de ficar para uma próxima vez.”

Desde que o bug começou a espalhar-se, os técnicos do Android identificaram o problema e enviaram patches do Android Open Source Project para ajudar a evitar que o bug causasse problemas no futuro.

“Vou usar outro formato a partir de agora”, confessou Agrawal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.