NASA divulgou uma fotografia impressionante em 360 graus da superfície de Marte

O rover Curiosity da NASA capturou uma fotografia de 360 graus da paisagem empoeirada de Marte ao seu redor, no mês passado.

A agência espacial norte-americana postou um vídeo interativo, que permite “passear”, utilizando apenas um rato de computador, pela superfície do Planeta Vermelho. A NASA informou na quinta-feira que a imagem foi capturada no dia 9 de agosto e enviada para a Terra a partir do ponto onde foi feita, na cordilheira Vera Rubin.

A cordilheira é rica em ferro e está situada em Aeolis Mons, um pico de mais de 5 mil metros de altura que a Curiosity explora desde 2014. O veículo, do tamanho de um carro utilitário, tem vindo a estudar o quarto planeta do Sistema Solar desde 2012. Aliás, no dia 6 de setembro completou o seu 2.222º dia em Marte.

O cume foi batizado em homenagem a Vera Cooper Rubin, astrónoma norte-americana pioneira que forneceu uma das peças-chave da prova de existência de matéria escura: a discrepância entre o movimento angular previsto das galáxias e o seu movimento observado.

Ao redor da Curiosity é possível ver rochas e poeira tingida de laranja avermelhado devido ao ferro oxidado, cor que dá ao planeta o seu apelido. No primeiro plano há uma rocha que o veículo havia recentemente perfurado para recolher amostras, observou a NASA em comunicado.

A agência espacial salientou que a imagem rara que a Curiosity capturou mostra uma fina camada de poeira no topo do rover, provavelmente resultante da tempestade de areia que aconteceu no planeta no início deste ano, obscurecendo o Sol o suficiente para que, em meados de junho, a Opportunity ficasse sem bateria devido à falta de luz solar para os seus painéis fotovoltaicos.

Os dois veículos têm explorado a hematite na cordilheira Vera Rubin, uma formação mineral curiosa de óxido de ferro que normalmente é gerada na presença de água, relatou o SpaceRef em 2017, quando o Curiosity chegou ao cume da cordilheira.

Os cientistas esperam que o estudo das rochas de hematite proporcione uma melhor compreensão da história de Marte, e permita saber se a água líquida fluiu o suficiente no planeta para ajudar a formar as rochas ou se foram geradas por outro processo.

ZAP // Ciberia / SputnikNews

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …