/

A foto épica de um instante de confronto podia ser um quadro de Velasquez

M. Scott Mahaskey / Politico

Alex Jones grita com Jack Dorsey

Uma imagem vale mais do que mil palavras, e a fotografia que está a correr o mundo mostra mais lados e perspetivas do que uma foto comum. Num confronto de vários aspetos, um só click capturou vários mundos.

Expressões opostas, conspirações, Silicon Valley, política, passado e futuro, tudo cabe nesta fotografia.

É uma foto épica, dramática, que capta um instante parado no tempo de tal forma que o Business Insider lhe chama uma espécie de reminiscência de um quadro de Velasquez ou Hieronimus Bosch, e está a correr a internet.

Tirada esta quarta-feira por M.Scott Mahaskey, fotógrafo da Politico, a fotografia foi captada às portas do Senado norte-americano, em Washington. De visita ao Senado numa das consecutivas audiências para o Congresso, estava Jack Dorsey (de barba e cabelo castanho, à esquerda da imagem), diretor executivo do Twitter.

A Jack Dorsey, juntou-se Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook para responder a várias questões sobre manipulação estrangeira nas redes sociais onde as empresas das quais fazem parte são acusadas, pelos republicanos e pelo próprio presidente americano, de silenciarem e censurarem opiniões conservadoras.

A fotografia, tirada durante uma pausa nas audiências mostra também um confronto entre Jack Dorsey e Alex Jones. Este último, mais conhecido por ser um criador de teorias da conspiração e uma das vozes mais ativas da extrema direita e criador de um dos maiores sites de fakenews – o InfoWar.

Alex Jones esteve presente junto a mais extremistas na audição dos membros do Twitter e do Facebook, e usou a plataforma Periscope para gravar e partilhar em direto a sua entrada na sala de audições onde acabou por importunar e incomodar membros dos meios de comunicação.

Tirada fora do Senado, a fotografia mostra a colisão entre Alex Jones e Jack Dorsey. Jones, à direita na imagem, encontrava-se no preciso momento a provocar o diretor do Twitter, num ato espontâneo.

Mahaskey, o fotógrafo, conta que viu Alex Jones a atrapalhar os jornalistas que improvisavam uma conferência de imprensa nas portas traseiras. O dono do Infowars, ocupado a transmitir os seus vídeos, perdeu a saída de Sheryl Sandberg mas, assim que reparou em Jack Dorsey, correu em direção a este, gritando algo relacionado com censura sendo apenas ignorado pelo diretor do Twitter.

As ações de Alex Jones, revelaram-se fatais para a sua comunicação no Twitter e no Periscope isto porque, após toda a situação criada pelo extremista durante as audiências, ambas as redes decidiram suspender as contas de Alex Jones.

Conhecido pelas teorias da conspiração, a estratégia de Alex Jones não é nova, sendo usual o tom provocatório e acusatório com que se aproxima dos seus alvos.

Ainda dentro do Senado, Alex Jones terá tido uma discussão acalorada com um jornalista da CNN, transmitida em direto através do Periscope. Na transmissão, Jones usou palavras de baixa calão e acusações infundadas para atacar o jornalista e o diretor do Twitter.

Recorda-se também que tanto Alex Jones como o famigerado Infowars, já tinham sido eliminados do Facebook, Youtube e das plataformas da Apple. A disseminação de teorias da conspiração e de fakenews foram os dois motivos principais para que estas plataformas tenham tomado tal decisão.

Mahaskey diz que a cena “dramática” que conseguiu capturar é uma “situação rara” pois era o único foto jornalista presente naquele momento e, nos tempos que correm, os momentos dignos de fotografia são quase todos capturados de todos os ângulos possíveis por uma panóplia de câmaras.

Tirada no meio do conflito, a fotografia também captura uma vasta teia de figuras que transportam expressões e gestos intensos que quase que parecem exagerados e teatrais.

Um polícia desconfiado, um Jack Dorsey rígido, um homem alto de mandíbula saída que, no centro da imagem, divide a fotografia e dificulta as ações do extremista Alex Jones. A figura do homem alto é o baluarte do conflito que divide a calma da agressividade.

Outro dos aspetos que Mahaskey conseguiu capturar são os vários objetos que compõe a trama. De um lado, os óculos futuristas da google de um funcionário do Congresso americano. Do outro, um relógio Casio, símbolo de moda durante os anos 80 e eternizado por Marty McFly no filme “Regresso ao Futuro” de 1985.

Também há quem destaque a camisa sem gola e a barba desigual de Jack Dorsey e até há referências de que Alex Jones parece estar ligado à corrente por um fio, aludindo à hipótese humorística de ser um cyborg.

Considerada como a fotografia mais hilariante e distópica do ano, sobre a fotografia, Mahaskey diz ter sido “pura coincidência” e um “acaso total”.

Mesmo nos tempos que correm, onde o teatro político está sempre disponível e em emissão, a fotografia mostra que os momentos mais surreais ainda se podem desenrolar fora do centro das atenções.

Afonso Guedes, ZAP // Business Insider / Wired

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.