//

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Richard Barclay / Fossil Atmospheres

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra.

Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a desvendar o passado do nosso planeta.

Primeiro, é-lhe pedido para rotular células em imagens microscópicas de folhas modernas e fossilizadas de plantas. Não é preciso de ser nenhum especialista. O site tem um tutorial que ensina a distinguir os diferentes tipos de células de folhas.

A forma como as cataloga vai ajudar os investigadores a calcular que proporção de células foliares são constituídas por estômatos — poros na superfície da folha que permitem a absorção de CO2, explica a revista New Scientist.

Através disto, os investigadores conseguem estimar os níveis de CO2 na altura em que as plantas em causa eram vivas. Isto é útil porque as folhas das plantas são extremamente sensíveis à composição da atmosfera. As plantas usam o dióxido de carbono para produzir o açúcar que precisam para crescer.

Havendo mudanças no CO2, a produtividade da planta é afetada e elas ajustam a forma das suas folhas e o tamanho e número de poros.

Desde o início da Fossil Atmospheres, em 2016, cidadãos voluntários ajudaram a equipa de investigadores a analisar quase 128.000 imagens.

Os investigadores estão a usar os dados para criar um registo de como a atmosfera da Terra mudou ao longo do tempo.

“Nós estudamos eventos de mudança climática no passado geológico, e eles têm padrões assustadoramente semelhantes ao que vemos a acontecer hoje”, diz Richard Barclay, paleobotânico que é o investigador principal do projeto.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.