/

A formiga mais rápida do mundo anda quase um metro por segundo

2

As formigas prateadas do Sahara (Cataglyphis bombycina) são as mais rápidas do mundo, caminhando quase um metro por segundo, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha.

A conclusão foi esta semana publicada na revista científica especializada Journal of Experimental Biology, que dá conta que estas são as formigas mais rápidas do mundo, alcançando 855 milímetros por segundo, apesar de terem pernas mais curtas do que as outras espécies semelhantes.

Estes insetos, explicaram os cientistas na nova publicação, levam a cabo uma estratégia que lhes permite atingir altas velocidades com a frequência dos seus passos e o balanço das suas pernas. A equipa observou que estas formigas podem viajar 108 vezes o comprimento do seu corpo por segundo.

Um vídeo gravado pela equipa mostra as formigas a coordenar os seus movimentos com grande precisão, movendo três pernas de cada vez, que funcionam juntas como uma espécie de um tripé, observa a Russia Today. Entre cada passo, cada perna da formiga tocava no solo por apenas sete milissegundos.

Ao que tudo indica, a velocidade de locomoção desta espécie é uma questão de sobrevivência: como vivem sob as altas temperaturas do Sahara, precisam de se mover rapidamente para sair ninho, encontrar comida e voltar antes que sejam vítimas do calor.

A equipa concluiu que o calor intenso do deserto força as formigas a moverem-se com agilidade, sendo a velocidade máxima registada de 855 milímetros por segundo.

O estudo analisou ainda a movimentação destas formigas em laboratório para perceber o seu comportamento sob temperaturas baixas, onde a locomoção se revelou muito mais lenta, atingindo apenas 57 milímetros por segundo.

“Mesmo entre as formigas do deserto, as formigas prateadas são especiais“, afimrou Harald Wolf, cientista da Universidade de Ulm, citado pela agência Europa Press.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.