A formiga mais rápida do mundo anda quase um metro por segundo

As formigas prateadas do Sahara (Cataglyphis bombycina) são as mais rápidas do mundo, caminhando quase um metro por segundo, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha.

A conclusão foi esta semana publicada na revista científica especializada Journal of Experimental Biology, que dá conta que estas são as formigas mais rápidas do mundo, alcançando 855 milímetros por segundo, apesar de terem pernas mais curtas do que as outras espécies semelhantes.

Estes insetos, explicaram os cientistas na nova publicação, levam a cabo uma estratégia que lhes permite atingir altas velocidades com a frequência dos seus passos e o balanço das suas pernas. A equipa observou que estas formigas podem viajar 108 vezes o comprimento do seu corpo por segundo.

Um vídeo gravado pela equipa mostra as formigas a coordenar os seus movimentos com grande precisão, movendo três pernas de cada vez, que funcionam juntas como uma espécie de um tripé, observa a Russia Today. Entre cada passo, cada perna da formiga tocava no solo por apenas sete milissegundos.

Ao que tudo indica, a velocidade de locomoção desta espécie é uma questão de sobrevivência: como vivem sob as altas temperaturas do Sahara, precisam de se mover rapidamente para sair ninho, encontrar comida e voltar antes que sejam vítimas do calor.

A equipa concluiu que o calor intenso do deserto força as formigas a moverem-se com agilidade, sendo a velocidade máxima registada de 855 milímetros por segundo.

O estudo analisou ainda a movimentação destas formigas em laboratório para perceber o seu comportamento sob temperaturas baixas, onde a locomoção se revelou muito mais lenta, atingindo apenas 57 milímetros por segundo.

“Mesmo entre as formigas do deserto, as formigas prateadas são especiais“, afimrou Harald Wolf, cientista da Universidade de Ulm, citado pela agência Europa Press.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …