A formiga mais rápida do mundo anda quase um metro por segundo

As formigas prateadas do Sahara (Cataglyphis bombycina) são as mais rápidas do mundo, caminhando quase um metro por segundo, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha.

A conclusão foi esta semana publicada na revista científica especializada Journal of Experimental Biology, que dá conta que estas são as formigas mais rápidas do mundo, alcançando 855 milímetros por segundo, apesar de terem pernas mais curtas do que as outras espécies semelhantes.

Estes insetos, explicaram os cientistas na nova publicação, levam a cabo uma estratégia que lhes permite atingir altas velocidades com a frequência dos seus passos e o balanço das suas pernas. A equipa observou que estas formigas podem viajar 108 vezes o comprimento do seu corpo por segundo.

Um vídeo gravado pela equipa mostra as formigas a coordenar os seus movimentos com grande precisão, movendo três pernas de cada vez, que funcionam juntas como uma espécie de um tripé, observa a Russia Today. Entre cada passo, cada perna da formiga tocava no solo por apenas sete milissegundos.

Ao que tudo indica, a velocidade de locomoção desta espécie é uma questão de sobrevivência: como vivem sob as altas temperaturas do Sahara, precisam de se mover rapidamente para sair ninho, encontrar comida e voltar antes que sejam vítimas do calor.

A equipa concluiu que o calor intenso do deserto força as formigas a moverem-se com agilidade, sendo a velocidade máxima registada de 855 milímetros por segundo.

O estudo analisou ainda a movimentação destas formigas em laboratório para perceber o seu comportamento sob temperaturas baixas, onde a locomoção se revelou muito mais lenta, atingindo apenas 57 milímetros por segundo.

“Mesmo entre as formigas do deserto, as formigas prateadas são especiais“, afimrou Harald Wolf, cientista da Universidade de Ulm, citado pela agência Europa Press.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …