//

Ford recrutou os robôs Shelby e Miles para testar veículos em condições extremas

A Ford recrutou Shelby e Miles, dois condutores robotizados que vão testar carros sob condições ambientais extremas sem arriscar a saúde de um motorista humano. 

Testar um automóvel é muito mais do que se certificar de que a mecânica está de acordo com as especificações. Envolve também ter a certeza de que o veículo pode operar sob condições extremas de calor, frio, vento e altitude.

O problema é que, quando um carro é colocado dentro de um túnel de vento ambiental e sujeito a altas temperaturas, frio congelante e pressões de alta altitude, o motorista também o é.

Segundo o New Atlas, é importante que a pessoa seja equipada com biossensores, garrafas de oxigénio e equipamentos médicos e que os paramédicos estejam à disposição, caso haja algum acidente. Tudo isto se traduz em tempo e dinheiro.

A Ford arranjou agora uma solução: dois condutores robotizados que vão estar em funções na Weather Factory, uma infraestrutura na qual a empresa simula condições extremas para testar os seus automóveis.

Apelidados pela equipa de Shelby e Miles, os robôs não são muito parecidos com um condutor humano, mas conseguem operar a temperaturas que variam entre os -40°C e os +80°C, assim como em altitudes extremas. O portal revela ainda que podem também ser configurados e programados para diferentes estilos de condução.

As pernas dos robôs conseguem alcançar os pedais do acelerador, travão e embraiagem, enquanto um braço opera a caixa de velocidades e o outro liga e desliga o motor.

“Estes dois novos pilotos são acréscimos fantásticos à equipa, pois podem enfrentar os desafiadores testes de resistência em altas altitudes e em altas temperaturas”, disse Frank Seelig, supervisor de testes em túneis de vento da Ford Europa.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.