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Não pagou a prestação? A Ford não o vai deixar entrar no seu carro

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Em caso de incumprimento da prestação do automóvel, a Ford quer impedi-lo de entrar no carro ou que o veículo se conduza autonomamente até ao reboque.

A Ford está a tentar obter a aprovação de uma patente que iria permitir à fabricante automóvel bloquear o seu acesso ao carro caso não pague a prestação do veículo.

O pedido de patente, noticiado pelo The Drive, foi feito em agosto de 2021, mas só agora chegou ao conhecimento do público.

Caso o dono do carro não cumpra com os pagamentos, a Ford quer até que o seu carro se conduza autonomamente até a um parque de reboque ou ferro-velho. A Ford vê isto como uma solução para os condutores que se atrasem nos pagamentos, levando-os a serem mais cooperativos.

Estas ações seriam de último recurso. Antes que o seu carro o tranque do lado de fora, começaria primeira por dar alguns sinais incomodativos que causariam “desconforto” ao condutor. As consequências do atraso no pagamento seriam gradualmente mais limitativas.

Este sistema poderia ser usado, por exemplo, pela instituição de crédito para importunar os seus clientes em dívida. Inicialmente, começaria por enviar alertas pelo sistema de infoentretenimento do carro ou através da aplicação para o telemóvel.

Se os avisos fossem ignorados, o cruise control , GPS, ar condicionado e rádio seriam desabilitados gradualmente. O carro também poderia emitir um “som incessante e desagradável” sempre que o condutor usasse o veículo.

Por fim, o carro poderia ficar bloqueado só aos fins de semana. Isto permitira ao condutor dirigir-se na mesma para o trabalho. Afinal de contas, o dono do carro tem de trabalhar durante a semana para poder pagar o carro.

No limite, o carro seria então levado para um pátio de reboque ou até mesmo para um ferro-velho, caso a reintegração de posso do veículo custasse mais do que o seu valor comercial.

Em situações excecionais, o veículo poderia ser usado para ir ao hospital, por exemplo. No entanto, o proprietário teria de usar as câmaras externas do carro para comprovar que há uma emergência médica. Não é claro como é que isto funcionaria numa emergência em que não os ferimentos não são externamente visíveis.

Os moldes desta tecnologia ainda poderia ser afinados e variar de acordo com a vontade da Ford. Assim, caso a empresa norte-americana veja a sua patente aprovada, a forma como o sistema funcionaria poderia ser ligeiramente diferente.

Confrontado com a patente, o porta-voz da empresa, Wes Sherwood, disse à Motherboard: “A Ford recebeu mais de 1.300 patentes em 2022 como parte do incentivo a uma cultura de inovação. Apresentamos patentes sobre novas invenções como um curso normal de negócios, mas não são necessariamente uma indicação de novos negócios ou planos de produtos”.

Daniel Costa, ZAP //

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