Oficiais da Força Aérea Portuguesa deixam Proteção Civil

(dr) EMFA

Aeronave de reconhecimento EADS C295-M da Força Aérea Portuguesa

Dos três oficiais da Força Aérea Portuguesa, colocados em junho na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), apenas um continua na Direção de Serviços de Meios Aéreos.

Apenas um  dos três oficiais da Força Aérea Portuguesa, colocados em junho na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), depois de ua recomendação do Parlamento, continua na Direção de Serviços de Meios Aéreos, avança esta sexta-feira a TSF.

O objetivo da resolução do Parlamento era aprofundar a colaboração entre a Força Aérea e a ANPC de modo a melhorar a eficácia das missões de socorro e combate aos incêndios.

No início de dezembro, o novo diretor, Coronel Cipriano Figueiredo, – que assumiu o cargo em outubro – demitiu-se, pouco antes do falhanço no concurso para alugar meios aéreos para 2018 e de se saber que todos os Kamov do Estado estão parados.

Na última semana, a TSF questionou a ANPC sobre a demissão do Coronel Cipriano Figueiredo, mas não obteve resposta. Uma fonte dos serviços de meios aéreos garante que a demissão foi de um dia para o outro e sem qualquer explicação pública. A TSF tentou contactar o Coronel, mas sem sucesso.

A segunda demissão foi no dia 18 de dezembro. Desta vez, o tenente Abílio Martins saiu porque reuniu todas as condições para passar à reserva, algo que já tentava á dois anos, pois tratava-se de uma vontade antiga, explica à TSF.

Atualmente, a Direção de Serviços de Meios Aéreos da ANPC conta com três sargentos vindos do Exército e apenas um oficial vindo da Força Aérea, dos três ali colocados em junho.

A última representante da Força Aérea é a tenente-coronel Joana Almeida, que representou os serviços de meios aéreos no júri que avaliou as candidaturas das empresas que se apresentaram no concurso para alugar meios aéreos, escreve a TSF.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “…algo que já tentava á dois anos, …”
    Dois erros numa só palavra! Incrível… O acento neste “á” deve ser grave “à” e não agudo.
    Mais grave é o facto de, neste contexto, o “á” referir-se à existência de algo e logo ser um tempo verbal do verbo haver, pelo que se deve escrever “há”.
    Onde tirou o curso de jornalismo?

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …