Food is Precious: IKEA quer reduzir desperdício alimentar

Food is Precious é a campanha da IKEA que pretende reduzir o desperdício alimentar para metade até ao final de 2020. A iniciativa já está a decorrer em mais de 20% das lojas e chega a Portugal no fim do ano. Em cerca de seis meses já foi possível salvar 176 mil refeições.

É através de uma balança inteligente que os restaurantes, lojas e bistrôs da IKEA conseguem medir e registar o desperdício de alimentos. Coloca-se um caixote com alimentos em cima da balança e esta, ligada a um ecrã táctil, apresenta dados que permitem identificar formas de melhorar as operações e impedir que os produtos sejam desaproveitados.

“Estamos muito entusiasmados com o Food is Precious. Numa área em que tratamos bens perecíveis e em que os nossos padrões de segurança são muito exigentes, o desperdício de alimentos é, de facto, um problema”, afirma Nuno Ceitil, food manager da IKEA em Portugal.

Um quarto dos alimentos produzidos é desperdiçado, ao mesmo tempo que uma em cada nove pessoas no mundo passa fome, e este é um problema à escala mundial.

O projeto já evitou o desperdício de 79 mil quilos de comida, o que também impediu a emissão de 341 mil quilos de dióxido de carbono. “Este é mais um exemplo de como a sustentabilidade e a utilização responsável dos recursos tem um impacto positivo para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio”, refere Nuno Ceitil. A IKEA tem mais de 340 lojas em todo o mundo e recebe cerca de 650 milhões de visitantes por ano.

O papel dos colaboradores da IKEA

A iniciativa satisfaz os colaboradores das lojas aderentes: 70% revelam-se orgulhosos por participarem neste projeto. 50% admitem que também nas suas casas têm implementado medidas com o objetivo de minimizar o desperdício alimentar.

“Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, vemos uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses. Estou a seguir este projeto de perto e espero que consigamos incentivar outras empresas a encarar os alimentos como um recurso precioso”, conta Michael La Cour, diretor global da IKEA Food Services.

PARTILHAR

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …