Food is Precious: IKEA quer reduzir desperdício alimentar

Food is Precious é a campanha da IKEA que pretende reduzir o desperdício alimentar para metade até ao final de 2020. A iniciativa já está a decorrer em mais de 20% das lojas e chega a Portugal no fim do ano. Em cerca de seis meses já foi possível salvar 176 mil refeições.

É através de uma balança inteligente que os restaurantes, lojas e bistrôs da IKEA conseguem medir e registar o desperdício de alimentos. Coloca-se um caixote com alimentos em cima da balança e esta, ligada a um ecrã táctil, apresenta dados que permitem identificar formas de melhorar as operações e impedir que os produtos sejam desaproveitados.

“Estamos muito entusiasmados com o Food is Precious. Numa área em que tratamos bens perecíveis e em que os nossos padrões de segurança são muito exigentes, o desperdício de alimentos é, de facto, um problema”, afirma Nuno Ceitil, food manager da IKEA em Portugal.

Um quarto dos alimentos produzidos é desperdiçado, ao mesmo tempo que uma em cada nove pessoas no mundo passa fome, e este é um problema à escala mundial.

O projeto já evitou o desperdício de 79 mil quilos de comida, o que também impediu a emissão de 341 mil quilos de dióxido de carbono. “Este é mais um exemplo de como a sustentabilidade e a utilização responsável dos recursos tem um impacto positivo para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio”, refere Nuno Ceitil. A IKEA tem mais de 340 lojas em todo o mundo e recebe cerca de 650 milhões de visitantes por ano.

O papel dos colaboradores da IKEA

A iniciativa satisfaz os colaboradores das lojas aderentes: 70% revelam-se orgulhosos por participarem neste projeto. 50% admitem que também nas suas casas têm implementado medidas com o objetivo de minimizar o desperdício alimentar.

“Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, vemos uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses. Estou a seguir este projeto de perto e espero que consigamos incentivar outras empresas a encarar os alimentos como um recurso precioso”, conta Michael La Cour, diretor global da IKEA Food Services.

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 encaminhada crianças para a urgência "sem critério clínico", diz Ordem dos Médicos do Centro

A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com …

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …