Food is Precious: IKEA quer reduzir desperdício alimentar

Food is Precious é a campanha da IKEA que pretende reduzir o desperdício alimentar para metade até ao final de 2020. A iniciativa já está a decorrer em mais de 20% das lojas e chega a Portugal no fim do ano. Em cerca de seis meses já foi possível salvar 176 mil refeições.

É através de uma balança inteligente que os restaurantes, lojas e bistrôs da IKEA conseguem medir e registar o desperdício de alimentos. Coloca-se um caixote com alimentos em cima da balança e esta, ligada a um ecrã táctil, apresenta dados que permitem identificar formas de melhorar as operações e impedir que os produtos sejam desaproveitados.

“Estamos muito entusiasmados com o Food is Precious. Numa área em que tratamos bens perecíveis e em que os nossos padrões de segurança são muito exigentes, o desperdício de alimentos é, de facto, um problema”, afirma Nuno Ceitil, food manager da IKEA em Portugal.

Um quarto dos alimentos produzidos é desperdiçado, ao mesmo tempo que uma em cada nove pessoas no mundo passa fome, e este é um problema à escala mundial.

O projeto já evitou o desperdício de 79 mil quilos de comida, o que também impediu a emissão de 341 mil quilos de dióxido de carbono. “Este é mais um exemplo de como a sustentabilidade e a utilização responsável dos recursos tem um impacto positivo para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio”, refere Nuno Ceitil. A IKEA tem mais de 340 lojas em todo o mundo e recebe cerca de 650 milhões de visitantes por ano.

O papel dos colaboradores da IKEA

A iniciativa satisfaz os colaboradores das lojas aderentes: 70% revelam-se orgulhosos por participarem neste projeto. 50% admitem que também nas suas casas têm implementado medidas com o objetivo de minimizar o desperdício alimentar.

“Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, vemos uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses. Estou a seguir este projeto de perto e espero que consigamos incentivar outras empresas a encarar os alimentos como um recurso precioso”, conta Michael La Cour, diretor global da IKEA Food Services.

PARTILHAR

RESPONDER

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …