A fonte termal de Yelowstone entrou em erupção e fez chover lixo

USGS

Fonte termal de Yellowstone um dia depois de ter entrado em erupção

Após 14 anos de inatividade, a fonte termal de Ear Spring, localizada no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entrou em erupção no passado dia 15 de setembro e consigo trouxe uma enorme “chuva” de detritos.

Naquela que foi a sua maior atividade nos últimos 60 anos, a “adormecida” fonte termal de Yellowstone atingiu o seu augue no passo mês, lançando jatos de água escaldantes a uma altura de nove metros. Com a erupção, os especialistas descobriram uma pilha de lixo.

“Depois da Ear Spring ter entrado em erupção, a 15 de setembro, os funcionários encontraram uma estranha variedade itens na paisagem à volta da sua abertura”, escreveram os responsáveis do Parque através de uma publicação no Facebook.

“Alguns dos objetos encontrados são claramente históricos: serão inventariados por curadores, podendo depois acabar nos arquivos de Yellowstone”, pode ler-se.

Entre os objetos, os funcionários encontraram latas, copos, uma colher de plástico, papel de alumínio, várias moedas, um bloco de cimento, um lápis e até uma chupeta da década de 1930. Segundo o Science Alert, os objetos podem ter estado dentro da fonte durante décadas.

Yellowstone National Park

Na publicação, os especialistas alertaram ainda que a pilha de lixo encontrada pode danificar a fonte termal. “Da próxima vez que a fonte entrar em erupção, esperamos não encontrar nada mais além de rochas naturais e água”, alertam.

Situado sobre uma caldeira vulcânica, o Parque de Yellowstone é famoso pela sua atividade e pelas suas fontes quentes e ácidas. Sempre que há um surto de atividade térmica, especula-se que o vulcão está prestes a explodir.

No entanto, e por agora, não há nada a temer. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, as “mudanças nas características hidrotérmicas de Yellowstone são eventos comuns, e não refletem mudanças na atividade do vulcão em si”.

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …