A fonte termal de Yelowstone entrou em erupção e fez chover lixo

USGS

Fonte termal de Yellowstone um dia depois de ter entrado em erupção

Após 14 anos de inatividade, a fonte termal de Ear Spring, localizada no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entrou em erupção no passado dia 15 de setembro e consigo trouxe uma enorme “chuva” de detritos.

Naquela que foi a sua maior atividade nos últimos 60 anos, a “adormecida” fonte termal de Yellowstone atingiu o seu augue no passo mês, lançando jatos de água escaldantes a uma altura de nove metros. Com a erupção, os especialistas descobriram uma pilha de lixo.

“Depois da Ear Spring ter entrado em erupção, a 15 de setembro, os funcionários encontraram uma estranha variedade itens na paisagem à volta da sua abertura”, escreveram os responsáveis do Parque através de uma publicação no Facebook.

“Alguns dos objetos encontrados são claramente históricos: serão inventariados por curadores, podendo depois acabar nos arquivos de Yellowstone”, pode ler-se.

Entre os objetos, os funcionários encontraram latas, copos, uma colher de plástico, papel de alumínio, várias moedas, um bloco de cimento, um lápis e até uma chupeta da década de 1930. Segundo o Science Alert, os objetos podem ter estado dentro da fonte durante décadas.

Yellowstone National Park

Na publicação, os especialistas alertaram ainda que a pilha de lixo encontrada pode danificar a fonte termal. “Da próxima vez que a fonte entrar em erupção, esperamos não encontrar nada mais além de rochas naturais e água”, alertam.

Situado sobre uma caldeira vulcânica, o Parque de Yellowstone é famoso pela sua atividade e pelas suas fontes quentes e ácidas. Sempre que há um surto de atividade térmica, especula-se que o vulcão está prestes a explodir.

No entanto, e por agora, não há nada a temer. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, as “mudanças nas características hidrotérmicas de Yellowstone são eventos comuns, e não refletem mudanças na atividade do vulcão em si”.

ZAP ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

RESPONDER

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …