/

A fonte termal de Yelowstone entrou em erupção e fez chover lixo

USGS

Fonte termal de Yellowstone um dia depois de ter entrado em erupção

Após 14 anos de inatividade, a fonte termal de Ear Spring, localizada no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entrou em erupção no passado dia 15 de setembro e consigo trouxe uma enorme “chuva” de detritos.

Naquela que foi a sua maior atividade nos últimos 60 anos, a “adormecida” fonte termal de Yellowstone atingiu o seu augue no passo mês, lançando jatos de água escaldantes a uma altura de nove metros. Com a erupção, os especialistas descobriram uma pilha de lixo.

“Depois da Ear Spring ter entrado em erupção, a 15 de setembro, os funcionários encontraram uma estranha variedade itens na paisagem à volta da sua abertura”, escreveram os responsáveis do Parque através de uma publicação no Facebook.

“Alguns dos objetos encontrados são claramente históricos: serão inventariados por curadores, podendo depois acabar nos arquivos de Yellowstone”, pode ler-se.

Entre os objetos, os funcionários encontraram latas, copos, uma colher de plástico, papel de alumínio, várias moedas, um bloco de cimento, um lápis e até uma chupeta da década de 1930. Segundo o Science Alert, os objetos podem ter estado dentro da fonte durante décadas.

Yellowstone National Park

Na publicação, os especialistas alertaram ainda que a pilha de lixo encontrada pode danificar a fonte termal. “Da próxima vez que a fonte entrar em erupção, esperamos não encontrar nada mais além de rochas naturais e água”, alertam.

Situado sobre uma caldeira vulcânica, o Parque de Yellowstone é famoso pela sua atividade e pelas suas fontes quentes e ácidas. Sempre que há um surto de atividade térmica, especula-se que o vulcão está prestes a explodir.

No entanto, e por agora, não há nada a temer. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, as “mudanças nas características hidrotérmicas de Yellowstone são eventos comuns, e não refletem mudanças na atividade do vulcão em si”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.