Descoberta nas profundezas da crosta fonte antiga do oxigénio que originou a vida na Terra

A mistura das rochas fraturadas resultantes dos sismos e de água a altas temperaturas que se infiltrou pelas fissuras gerou água oxigenada, que terá sido uma das primeiras fontes de oxigénio para a vida na Terra, ainda antes do surgimento da fotossíntese.

Um novo estudo publicado na Nature Communications descobriu uma fonte de oxigénio nas profundezas da crosta terrestre que pode ter influenciado a evolução da vida na Terra antes do surgimento da fotossíntese.

A água oxigenada em altas concentrações pode prejudicar o surgimento da vida, mas também pode ser uma fonte útil de oxigénio para os micróbios. Esta fonte adicional de oxigénio pode ter influenciado o início da evolução ou até originado a vida nos ambientes quentes no início da Terra.

Nas regiões com maior atividade das placas tectónicas, o movimento da crosta da Terra gera sismos e deixa a superfície cheia de rachas e fraturas, que se alinham com superfícies rochosas altamente reativas que contém vários defeitos. A água pode escorrer pelas fissuras e reagir com estes defeitos, escreve o SciTech Daily.

Para perceber o acontece nestas circunstâncias, a equipa simulou as condições em laboratório, esmagando amostras de granito, basalto e peridotito — rochas que já existiam quando a crosta da Terra ainda era jovem — e misturando-as com água a várias temperaturas em condições sem oxigénio.

A experiência revelou que estas misturas criaram quantidades grandes de água oxigenada e, como consequência, há o potencial de também ter surgido oxigénio. E mais, a temperatura a que a água oxigenada se forma coincide com as temperaturas mais favoráveis ao crescimento dos hipertermófilos — micróbios que gostam de calor.

“Esta pesquisa mostra que os defeitos nas rochas e minerais esmagados podem comportar-se muito distintamente em relação a como que se esperaria que superfícies minerais mais ‘perfeitas’ reagissem.

Tudo o que estas reações mecanoquímicas precisam para se gerar água oxigenada, e consequentemente oxigénio, é água, rochas esmagadas e altas temperaturas — fatores que estavam todos presentes no início da Terra”, explica Jon Telling, co-autor do estudo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.