O vento forte que se fez sentir numa praia holandesa no primeiro dia do ano levou a que uma fogueira de grande dimensão saísse do controlo, originando vários redemoinhos de fogo que se espalharam pelo local.
Segundo o HuffPost, o incidente decorreu numa praia em Scheveningen, um distrito de Haia (Holanda), durante uma tradicional competição anual de véspera de Ano Novo, que junta a comunidade vizinha de Duindorp.
Nesta edição da competição, a fogueira feita com paletes de madeira velha alcançou quase 160 metros antes que o fogo ficasse descontrolado, levando à formação das ‘firenadoes’, também conhecidos como redemoinhos de fogo.
Embora ninguém tenha ficado ferido, as faíscas e as cinzas projetados pelo fogo, que ficou controlado por volta das 05:00, danificaram vários prédios.
De acordo com a NLTimes, a polícia de choque estive no local para controlar os espectadores, que dificultavam o trabalho dos bombeiros.
Em declarações à Euronews, a prefeita de Haia, Pauline Krikke, disse que seria aberta uma investigação sobre o ocorrido, acrescentando que o evento podia não continuar no futuro.
Os ‘firenadoes’, explicou a Live Science, são criados pelo ar quente e seco que sobe rapidamente do chão. Devido a isso, esses redemoinhos de fogo “têm mais em comum com furacões ou ‘dust devils’, que normalmente se formam em dias quentes e ensolarados, quando o solo aquece o ar nas proximidades”, esclareceu.
Também no dia 01 de janeiro o Dutch News avançou que quatro pessoas morreram durante as comemorações do Ano Novo na Holanda, duas das quais em acidentes com fogo de artifício.
A culpa só pode ser do Costa e da geringonça!!