“Firenado” na Holanda: fogueira fora de controlo causa redemoinhos de fogo na praia

O vento forte que se fez sentir numa praia holandesa no primeiro dia do ano levou a que uma fogueira de grande dimensão saísse do controlo, originando vários redemoinhos de fogo que se espalharam pelo local.

Segundo o HuffPost, o incidente decorreu numa praia em Scheveningen, um distrito de Haia (Holanda), durante uma tradicional competição anual de véspera de Ano Novo, que junta a comunidade vizinha de Duindorp.

Nesta edição da competição, a fogueira feita com paletes de madeira velha alcançou quase 160 metros antes que o fogo ficasse descontrolado, levando à formação das ‘firenadoes’, também conhecidos como redemoinhos de fogo.

Embora ninguém tenha ficado ferido, as faíscas e as cinzas projetados pelo fogo, que ficou controlado por volta das 05:00, danificaram vários prédios.

De acordo com a NLTimes, a polícia de choque estive no local para controlar os espectadores, que dificultavam o trabalho dos bombeiros.

Em declarações à Euronews, a prefeita de Haia, Pauline Krikke, disse que seria aberta uma investigação sobre o ocorrido, acrescentando que o evento podia não continuar no futuro.

Os ‘firenadoes’, explicou a Live Science, são criados pelo ar quente e seco que sobe rapidamente do chão. Devido a isso, esses redemoinhos de fogo “têm mais em comum com furacões ou ‘dust devils’, que normalmente se formam em dias quentes e ensolarados, quando o solo aquece o ar nas proximidades”, esclareceu.

Também no dia 01 de janeiro o Dutch News avançou que quatro pessoas morreram durante as comemorações do Ano Novo na Holanda, duas das quais em acidentes com fogo de artifício.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …