FMI não sabe se vai participar no terceiro resgate à Grécia

International Monetary Fund / Flickr

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a repensar a sua participação no terceiro resgate à Grécia devido aos elevados níveis da dívida grega e ao historial frágil da aplicação de reformas do governo.

O Financial Times teve acesso ao documento apresentado pelos técnicos do fundo ao conselho de administração numa reunião esta quarta-feira, onde defendem que a Grécia não cumpre as condições para novo empréstimo do FMI, e avança que em causa podem estar novas exigências, nomeadamente que a Grécia concorde com “um leque extenso de reformas“, ao mesmo tempo que os credores da zona euro devem “aceitar um alívio da dívida” grega.

Estas dúvidas podem gerar um efeito dominó, já que se o FMI não participar no acordo a chanceler Angela Merkel fica mais isolada para convencer o parlamento alemão a aceitar um terceiro resgate, na ordem dos 86 mil milhões de euros.

De acordo com o FT, os representantes do FMI poderão “participar nas discussões políticas” para garantir que o novo resgate “é consistente com aquilo que o Fundo tem em mente”, mas a decisão só será tomada numa fase posterior, talvez apenas no próximo ano, depois de a Grécia ter concordado fazer uma série de reformas e dos credores europeus aceitarem o alívio da dívida.

O jornal britânico diz ainda que alguns políticos gregos acreditam que o FMI e o ministro das finanças alemão Wolfgang Schäuble estão a tentar sabotar o novo resgate, apesar do acordo de 12 de julho.

Enquanto isso, o jornal grego Kathimerini garante que participação do FMI foi aprovada ontem.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …