/

FMI apela a erradicação do vírus do Ébola sem isolar países atingidos

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, apelou hoje à comunidade internacional para que erradique o vírus do Ébola sem isolar os países mais afetados pela doença.

“Estaremos aqui” caso sejam necessários mais recursos para travar o surto em alguns países da África Ocidental, garantiu Lagarde, na conferência de imprensa da assembleia anual do FMI, realizada em Washington.

A instituição já desembolsou, no início do mês, 130 milhões de dólares para assistência financeira de emergência para os países mais afetados pela doença (Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria), que se juntaram aos 400 milhões de dólares prometidos pelo Banco Mundial.

É necessário “isolar o Ébola, não os países“, sublinhou a presidente do FMI, que na sexta-feira se reuniu com o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, para debater a forma como aquele país está a combater o vírus.

O fundamental, agora, segundo Lagarde, é “como deter” o avanço do Ébola para que não se estenda ao resto de África. Um estudo do Banco Mundial, publicado esta semana, apontava pesados efeitos económicos caso a epidemia se expanda a outros países da África Ocidental, e que poderiam ascender a 32 mil milhões de dólares em 2015.

O vírus do Ébola já causou a morte de mais de 4.000 pessoas, quase todas concentradas naqueles três países africanos, segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.