FMI: reversão da austeridade pouco provável sem contenção de salários e pensões

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International Monetary Fund / Flickr

Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI

Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI

O FMI afirmou hoje que há “um risco tangível” de Portugal não cumprir a meta do défice este ano “sem cortes adicionais da despesa” e que “é pouco provável” reverter a austeridade sem conter a despesa com salários e pensões.

Na declaração relativa à segunda missão pós-programa, divulgada hoje, no dia em que termina a visita a Lisboa, os técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) consideram que “há um risco tangível de a meta do défice orçamental de 2015, de 2,7% do PIB [Produto Interno Bruto], não ser cumprida sem cortes adicionais da despesa”.

Para a missão técnica do Fundo, que esteve em Portugal desde 04 de junho e que terminou hoje a segunda visita regular ao país, “é pouco provável realizar a reversão proposta de várias medidas introduzidas durante o programa de ajustamento sem esforços muito determinados para conter a fatura salarial e a despesa com pensões”.

Além disso, o corpo técnico da instituição liderada por Christine Lagarde refere que o Programa de Estabilidade, que inclui a estratégia orçamental do Governo até 2019, define “objetivos ambiciosos para a redução da dívida”, mas não especifica suficientemente as medidas para alcançar essas metas, além de que assenta em “pressupostos de crescimento de médio prazo otimistas”.

/Lusa

3 Comments

  1. desta vez o FMI deve estar a falar dos salários e das pensões dos nossos governantes, deputados e afins e patrões com elevadíssimas e pornográficas (como agora parece ser moda dizer-se) pensões…. é que aos pobres, agora, só se lhes levarem a pele dos coisos !!!!!!!

  2. FMI monocórdico – Insensível à vertente social das economias (vários países)
    Podia optar por:
    Reindustrialiação, frotas pesqueiras, modernização da agricultura – acabar com o emparcelamento – novos mercados de escoamento, qualidade superior, ciência e tecnologia, inovação, aumento das exportações-Turismo, fidelização de mercados… Aposta “Branding”

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