Fizeram buraco na cela para fugir da prisão durante Porto-Benfica (mas foram apanhados)

Mário Cruz / Lusa

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais está a investigar as circunstâncias em que foi feito um buraco numa das celas da prisão de Castelo Branco. A abertura de tamanho “considerável” foi detectada durante o clássico FC Porto-Benfica.

Os reclusos estariam a tentar aproveitar a distracção provocada pelo jogo de futebol para fugir da prisão.

Uma fonte dos Serviços Prisionais destacou ao Correio da Manhã (CM) que será “excessivo pensar-se em tentativa de evasão”, mas o presidente do Sindicato Independente dos Guardas Prisionais, Júlio Rebelo, está certo de que foi mesmo uma tentativa de fuga.

Júlio Rebelo destaca na TSF que o buraco feito na camarata de dez reclusos já tinha um tamanho “considerável”. A abertura já permitia ver o tijolo e a parede em causa dava para “um pátio interior vigiado” no terceiro piso da prisão, como destaca a estação de rádio.

O buraco terá sido detectado durante o clássico de sábado à noite que o Benfica ganhou no Estádio do Dragão por 2-1.

Os guardas prisionais “aperceberam-se de movimentações estranhas” e impediram a fuga, como relata o CM.

O caso está agora a ser investigado pelos Serviços Prisionais. Enquanto não há conclusões, houve um reforço da segurança na prisão de Castelo Branco e os alegados mentores do plano de fuga foram transferidos para a prisão de alta segurança de Monsanto.

Os restantes reclusos da cela onde foi detectado o buraco foram transferidos para outras camaratas dentro da prisão de Castelo Branco.

A cela onde foi descoberto o buraco está selada.

Em Novembro de 2013, três reclusos conseguiram escapar da prisão de Castelo Branco durante a hora do jantar.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …