Fizeram buraco na cela para fugir da prisão durante Porto-Benfica (mas foram apanhados)

Mário Cruz / Lusa

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais está a investigar as circunstâncias em que foi feito um buraco numa das celas da prisão de Castelo Branco. A abertura de tamanho “considerável” foi detectada durante o clássico FC Porto-Benfica.

Os reclusos estariam a tentar aproveitar a distracção provocada pelo jogo de futebol para fugir da prisão.

Uma fonte dos Serviços Prisionais destacou ao Correio da Manhã (CM) que será “excessivo pensar-se em tentativa de evasão”, mas o presidente do Sindicato Independente dos Guardas Prisionais, Júlio Rebelo, está certo de que foi mesmo uma tentativa de fuga.

Júlio Rebelo destaca na TSF que o buraco feito na camarata de dez reclusos já tinha um tamanho “considerável”. A abertura já permitia ver o tijolo e a parede em causa dava para “um pátio interior vigiado” no terceiro piso da prisão, como destaca a estação de rádio.

O buraco terá sido detectado durante o clássico de sábado à noite que o Benfica ganhou no Estádio do Dragão por 2-1.

Os guardas prisionais “aperceberam-se de movimentações estranhas” e impediram a fuga, como relata o CM.

O caso está agora a ser investigado pelos Serviços Prisionais. Enquanto não há conclusões, houve um reforço da segurança na prisão de Castelo Branco e os alegados mentores do plano de fuga foram transferidos para a prisão de alta segurança de Monsanto.

Os restantes reclusos da cela onde foi detectado o buraco foram transferidos para outras camaratas dentro da prisão de Castelo Branco.

A cela onde foi descoberto o buraco está selada.

Em Novembro de 2013, três reclusos conseguiram escapar da prisão de Castelo Branco durante a hora do jantar.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …