“Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia”, diz Ursula von der Leyen

3

Stephanie Lecocq / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

“Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia”, disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no diz respeito ao combate à pandemia.

No discurso, Von der Leyen destacou que a UE foi a única região a partilhar vacinas com outros continentes e que a Comissão Europeia vai distribuir 200 milhões de doses para países com baixas taxas de vacinação, prometendo ainda investir mil milhões de euros na produção de vacinas mRNA no continente africano, noticiou o Expresso.

Até 2027, a Comissão Europeia investirá 50 mil milhões de euros na saúde europeia conjunta dos 27 estados membros, através da nova autoridade médica europeia HERA, ou Health Emergency Preparedness and Response Agency.

“Esperamos que 19 países da UE estejam em níveis pré-pandemia já este ano”, disse, apontando que o crescimento na zona euro no último semestre foi superior ao registado pela China e pelos Estados Unidos (EUA) e que um dos objetivos será de deixar de ser dependente da Ásia na produção de chips semicondutores.

Quanto às alterações climáticas, anunciou que a UE vai adjudicar mais 4 mil milhões de euros para ajudar países em vias de desenvolvimento, referindo ainda que “o investimento no futuro dos países balcãs é um investimento no futuro da UE”.

Durante o discurso, a responsável pediu mais legislação e políticas comuns a nível da cibersegurança, frisando que a UE precisa de ter mais e melhores serviços de inteligência, e apontando para a introdução de medidas como a redução do IVA na compra de armamento fabricado na Europa.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.