Físicos descobriram o truque para conseguir fazer o crepe perfeito

Quem melhor para fazer o crepe perfeito do que uma dupla de físicos franceses especialistas em dinâmica de fluidos?

Edouard Boujo trabalha na École Polytechnique, em França, e Mathieu Sellier na Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia. Os dois físicos decidiram unir forças para tentar fazer alguma coisa útil na cozinha, mais concretamente, como fazer o crepe perfeito.

De acordo com o Science Alert, aplicando uma abordagem matemática, chamada de otimização adjunta, que explica o movimento de fluidos num recipiente móvel, a dupla de físicos criou uma simulação de produção de crepes.

Ambos partilhavam da mesma opinião: o “crepe perfeito” é aquele que é uniformemente plano, sem buracos e que cozinha sem problemas na frigideira. O problema é que, à medida que a massa cozinha, lentamente torna-se menos viscosa e mais difícil de espalhar.

Alguns dos famosos truques para superar esse problema são, por exemplo, usar uma lâmina para espalhar a massa na frigideira ou inclinar a mesma e ir rodando. O novo cenário pertence a esta dupla de cientistas, agora explicado no estudo publicado, este mês, na revista científica Physical Review Fluids.

A simulação descobriu que a melhor técnica é aquela que muitos de nós já usamos nos dias que correm – um rápido toque de pulso para começar e depois um toque mais lento enquanto o crepe cozinha.

Mais especificamente, quando a massa é despejada, a frigideira precisa de ser inclinada de forma bastante acentuada, forçando o líquido a escorrer até à borda. Com uma torção do pulso, a frigideira precisa então de ser girada num círculo apenas uma vez, para que a massa se espalhe. Enquanto essa rotação ocorre, o ângulo agudo precisa de ser nivelado lentamente, de modo a que a frigideira fique plana, ficando toda coberta de massa.

A imagem representada na notícia mostra a técnica dos investigadores, com o vermelho a representar onde a massa é mais espessa e o azul escuro onde é mais fina. A sequência começa no canto superior esquerdo e prossegue para baixo em cada coluna.

Olhando para a figura, podemos ver que, com o primeiro movimento, a massa (vermelha) é enviada para o canto superior direito da frigideira, deixando uma mancha fina para trás (azul claro). Depois, com uma volta gradual no sentido dos ponteiros do relógio, a massa é distribuída de forma igual pela frigideira.

Para satisfação dos seus familiares – que agora têm em casa verdadeiros ‘chefs’ franceses – os físicos concluíram que, ao utilizar esta técnica, a uniformidade de um crepe poderá ser melhorada em 83%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …