A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada.

Tudo o que conseguimos ver, tocar e até “sentir” é composto por átomos – partes muito pequenas da matéria. A Física Quântica, o campo que estuda os átomos, dá-nos muitas coisas para pensar sobre o mundo ao nosso redor, principalmente atividades que ocorrem em escala atómica.

No dia-a-dia, pode parecer que o mundo atómico não é particularmente relevante. No entanto, é fundamental para entender o Universo – nunca conseguiremos entender como funcionam as coisas grandes sem conhecermos os prós e os contras das coisas pequenas, explica o Futurism.

Desta forma, para entender por que motivo nunca tocamos em nada, precisamos primeiro de entender como funcionam os eletrões.

À semelhança dos fotões, esta partícula subatómica exibe a dualidade onda-partícula. Isto significa que o eletrão tem características tanto de uma partícula, quanto de uma onda. Além disso, o eletrão tem carga negativa. Como as partículas são atraídas por partículas com carga oposta e repelem partículas com carga similar, isso evita que os eletrões entrem em contacto direto.

O mesmo é válido para toda a humanidade. Quando nos sentamos numa cadeira, os eletrões dentro do nosso corpo repelem os eletrões que compõem a cadeira – na prática, estamos apenas a pairar sobre a cadeira, ainda que a uma distância muito, muito, muito pequena.

Mas se a repulsão eletrónica nos impede realmente de tocar em algo, por que sentimos o toque como uma coisa real? A resposta resume-se à forma como o cérebro interpreta o mundo físico (e, neste caso, entram vários fatores em ação).

As células nervosas que compõem o nosso corpo enviam sinais ao nosso cérebro que nos dizem que estamos a tocar em algum objeto físico, quando a sensação de tacto é simplesmente concedida através da interação do nosso eletrão com a repulsa do campo eletromagnético que permeia o espaço-tempo.

Não é por acaso que é uma verdade científica fundamental que as coisas não são como parecem ou, pelo menos, como as percebemos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Temos de rever as regras de futebol. Na realidade, a mão nunca chega a tocar na bola. A expressão “eu nem te toquei” também ganha outro significado.

  2. Alguém alguma vez pensou que os electrões dos átomos dos elementos que se agrupam nas moléculas dos vários outros elementos de que são feitas as nossas células colidiam com os electrões dos átomos dos corpos em que tocamos?
    Que raio de descoberta científica com artigo a condizer

RESPONDER

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …