Fisco penhora há 8 anos pensão de contribuinte que nada deve (porque o computador manda)

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A Autoridade Tributária está a ignorar as reclamações de contribuintes que nada devem ao fisco, nomeadamente por terem sido ilibados de responsabilidades fiscais em tribunal, porque o sistema informático assim ordena.

Diário Económico relata a situação de um contribuinte de Leiria, Eugénio Baptista, que tem a sua pensão penhorada pelo Fisco há oito anos, mesmo que decisões do Supremo Tribunal Administrativo, em 2009, do Tribunal Central Administrativo Norte, em 2010, e do Tribunal Central Administrativo Sul, em 2013, lhe tenham dado razão, ilibando-o da dívida em causa.

O caso reporta às funções de gerente que Eugénio Baptista exerceu na empresa Soimobel – Indústria de Mobiliário, entre 2000 e 2006.

As Finanças imputaram-lhe a responsabilidade subsidiária pelas dívidas da empresa relativas a IRS não pago, no âmbito da reversão das dívidas fiscais e da Lei Geral Tributária.

Nos últimos oito anos, a pensão deste contribuinte, no valor líquido de 617,77 euros, esteve penhorada, e o homem pagou mais de 20 mil euros ao Fisco, conforme releva o Económico.

A situação mantém-se, apesar de Eugénio Baptista ter conseguido provar, em tribunal, que não era o gerente de facto da empresa e de ter sido absolvido de crimes de abuso de confiança fiscal e de fraude fiscal qualificada, salienta o diário.

Além disso, o processo judicial levou à condenação do principal gerente da empresa, que foi responsabilizado pelo pagamento das dívidas em causa.

O problema é que o computador é quem mais ordena e as Finanças alegam que, “face aos elementos disponíveis no sistema informático de gestão e controlo de processos de execução fiscal, o contribuinte não tem a sua situação tributária regularizada, uma vez que nesta data é devedor à fazenda Pública da importância de 688.042,76 euros”, cita o Económico.

Não só a Autoridade Tributária activou imediatamente uma penhora sem que as responsabilidades de Eugénio Baptista estivessem provadas, como, mesmo após as culpas terem sido definitivamente afastadas, por decisão dos tribunais, continua “a arquivar as suas reclamações”, refere o diário.

Tudo porque o sistema informático assim o determina.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Um dia, há uns meses, não tive consulta num centro de saúde porque o computador do Dr. estava em baixo e eu que achava que tinha marcado consulta para o médico, enganei-me é o problema de um gajo pensar que sabe ou só mesmo pensar…

  2. E o funcionário com uma ordem do tribunal não pode anular a dívida no computador? Vão gozar pro c****. Esses funcionários que recusam anular a dívida deveriam ser presos por desobediência ao tribunal!

  3. É uma tristeza.
    O Estado é o pior inimigo dos cidadãos.
    E todos os amanuenses ficam impunes.
    Nas minhas contas mais de 75 % dos Portugueses têm problemas com o Estado.
    Ou é o Fisco, ou é a Segurança Social, ou é a ASAE, ou é o Ambiente, ou são os Agentes Fiscalizadores do Trânsito, onde o Estado encontrou a árvore das patacas, ou é… .
    Estes 75 % aproximam-se, perigosamente, dos 100 % e aqui chegados acaba a Nação e o Estado (este, por desnecessário) restando o território.
    Ando muito, muito, triste por ver o estado a que o Estado chegou com a economia moribunda e a pouca que ainda mexe a definhar a cada dia que passa, o que faz com que os Portugueses só tenham três saídas possíveis: Ou comem do empréstimo, ou emigram, ou suicidam-se. Ambas as estradas estão cheias e a última em particular.

  4. Que informáticos e/ou funcionários tem a AT para tamanha falta de competência? A decisão do Tribunal é para ser respeitada e seguida à risca. Atitude vergonhosa a da AT na figura dos seus representantes.

  5. Isto só vem demonstrar mais uma vez – como se preciso fosse – que o Estado Português não é Pessoa de Bem e que o Fisco se comporta, há vários anos, e contra quem menos devia fazê-lo , pior que a PIDE na perseguição aos cidadãos. Que dirão os Portugueses quando forem informados de que este Fisco lança por ano MAIS DE 6 MILHÕES (!!!) DE PENHORAS ??? Um escândalo de agressão aos cidadãos !

  6. O problema é que não apensam os processos e podem ter decisões favoráveis num ou vários mas continuam pendentes outros , por dívidas diferentes de anos diversos . A notícia refere decisões do tribunal do norte e do sul quando a regra é da competência do tribunal da área da residência do Réu . E não de vários .

  7. Não há limite à sem-vergonha quando se quer penhorar alguma coisa, neste caso, é o computador, o malandro, que faz tudo sem perguntar nada a ninguém, um computador muito avançado, daqueles que já tem consciência própria, que aprende sozinho, neste caso, com quem foi ele aprender!
    Há alguns anos para cá, quando surgem erros de bradar aos céus, é o pobre do computador, que não se pode defender, que leva sempre com as culpas.
    Tenham vergonha, e ponham os “computadores” na ordem!

RESPONDER

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter tem uma nova companhia

Um astrónomo amador na África do Sul detetou uma nova mancha no hemisfério sul do maior planeta do Sistema Solar. A mancha, apelidada de "Mancha de Clyde", aparece entre a icónica Grande Mancha Vermelha de …

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …