Finlândia e Suécia podem tornar-se “espaço de confronto” entre NATO e Rússia

2

(dr) Federation Council Of The Federal Assembly Of The Russian Federation

A porta-voz do do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova.

Finlândia e Suécia não desistem da sua intenção de aderir à NATO. Moscovo avisa que a situação pode tornar-se um “espaço de confronto”.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, insistiu esta terça-feira que “se a Finlândia e a Suécia aderirem à aliança, transformar-se-ão num espaço de confronto entre a NATO e a Rússia com todas as consequências que isso possa implicar”.

“É mesmo isso que os povos da Suécia e da Finlândia querem?”, perguntou Zakharova. A porta-voz defende que a adesão dos dois países poderá “desequilibrar o sistema de segurança europeu”.

A guerra na Rússia tem aproximado a Suécia e a Finlândia da NATO, especialmente depois das ameaças do Kremlin.

Mas a adesão à aliança atlântica pode não ser tão fácil como parecia inicialmente devido a um braço de ferro interno na Croácia que pode vir a pôr em causa todo o processo, já que a adesão tem de ser aprovada por unanimidade por todos os estados-membros.

O Presidente croata, Zoran Milanovi, afirmou no início desta semana que nenhum político no país vai aprovar a entrada dos dois países nórdicos na aliança antes do Ocidente apoiar os vizinhos na Bósnia e quem desafiar esta ordem arrisca-se a ser considerado um traidor.

Os comentários do chefe de Estado foram desafiados publicamente pelo primeiro-ministro Andrej Plenkovic. A relação entre Milanovic e Plenkovic já é azeda há muito e o chefe do Governo acusou o Presidente de estar a servir os interesses da Rússia.

Pouco depois do início da invasão à Ucrânia, o ministério dos Negócios Estrangeiros russo ameaçou a Finlândia e a Suécia com “sérias repercussões políticas e militares” se decidissem aderir à organização militar.

“É evidente que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, que é um bloqueio militar, teria graves consequências militares e políticas que obrigariam a que o nosso país tomasse medidas recíprocas”, sublinhou, na altura, Maria Zakharova.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, referiu na passada quarta-feira que a “eventual adesão da Finlândia e Suécia à NATO pode ser muito rápida”, uma vez que os dois países mantêm uma proximidade com a Aliança Atlântica já há muito tempo. Stoltenberg prometeu que ambos os países seriam recebidos “de braços abertos”.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Em vez de NATO, em Portugal (e na Língua Portuguesa) tem que se usar OTAN, porque estas são as iniciais de: “Organização do Tratado do Atlântico Norte”.
    NATO corresponde à designação em inglês.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.