Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

Kirill Kudryavtsev / EPA

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo.

No primeiro jogo da segunda jornada do Grupo B, um golo de Aleksei Miranchuk, nos descontos da primeira parte, aos 45+2 minutos, valeu o triunfo aos russos, que tinham perdido por 3-0 com a Bélgica na primeira jornada.

Os russos igualaram os três pontos dos belgas e dos finlandeses, que se tinham estreado em fases finais do Europeu com um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, num jogo marcado pelo desfalecimento de Christian Eriksen.

Na quinta-feira, a Bélgica defronta a Dinamarca, em encontro marcado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Copenhaga.

Pressão russa na primeira parte decisiva

A Finlândia até marcou cedo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, e a partir desse momento praticamente só deu Rússia, que assumiu o domínio e partiu para cima dos finlandeses. Ao intervalo, os russos registavam já impressionantes 26 acções com bola na área contrária, mas só marcaram nos descontos, no derradeiro remate do primeiro tempo.

Os finlandeses tinham de atacar no segundo tempo e assim o fizeram, assumindo mais a iniciativa, mas pouco perigo causaram e ainda deixaram espaço para a Rússia contra-atacar e causar perigo. Mas a desinspiração ofensiva era completa e o resultado acabaria por não sofrer alterações, ficando as duas equipas com uma vitória cada no Grupo B.

Melhor em Campo

No meio de tanta desinspiração ofensiva destacou-se Aleksei Miranchuk, um dos poucos que saiu da mediania. O médio foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.4, graças ao grande golo que marcou, mas também a três passes para finalização, um passe de ruptura, oito passes ofensivos valiosos e quatro acções com bola na área contrária.

Destaques da Finlândia

Robin Lod 6.2 – O mais esclarecido dos finlandeses, com dois passes de ruptura, dois para finalização, cinco valiosos e ainda cinco desarmes.

Lukas Hradecky 5.7 – Mais uma vez o guarda-redes finlandês esteve em grande plano, desta feita com duas defesas, ambas a remates na sua grande área e de elevado grau de dificuldade, e ainda somou duas saídas pelo ar eficazes.

Destaques da Rússia

Daler Kuzyayev 6.7 – Bom jogo do ala-esquerdo dos russos, activo a atacar, com seis passes ofensivos valiosos, cinco cruzamentos (dois eficazes), seis acções com bola na área contrária e três dribles completos em cinco.

Artem Dzyuba 6.5 – Um verdadeiro “armário”, a estampa física deste ponta de lança não lhe permitiu marcar desta vez, mas fez a assistência para o golo, 12 passes ofensivos valiosos, somou dez acções com bola na área finlandesa e ganhou impressionantes dez duelos aéreos ofensivos em 14.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …