Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

Kirill Kudryavtsev / EPA

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo.

No primeiro jogo da segunda jornada do Grupo B, um golo de Aleksei Miranchuk, nos descontos da primeira parte, aos 45+2 minutos, valeu o triunfo aos russos, que tinham perdido por 3-0 com a Bélgica na primeira jornada.

Os russos igualaram os três pontos dos belgas e dos finlandeses, que se tinham estreado em fases finais do Europeu com um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, num jogo marcado pelo desfalecimento de Christian Eriksen.

Na quinta-feira, a Bélgica defronta a Dinamarca, em encontro marcado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Copenhaga.

Pressão russa na primeira parte decisiva

A Finlândia até marcou cedo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, e a partir desse momento praticamente só deu Rússia, que assumiu o domínio e partiu para cima dos finlandeses. Ao intervalo, os russos registavam já impressionantes 26 acções com bola na área contrária, mas só marcaram nos descontos, no derradeiro remate do primeiro tempo.

Os finlandeses tinham de atacar no segundo tempo e assim o fizeram, assumindo mais a iniciativa, mas pouco perigo causaram e ainda deixaram espaço para a Rússia contra-atacar e causar perigo. Mas a desinspiração ofensiva era completa e o resultado acabaria por não sofrer alterações, ficando as duas equipas com uma vitória cada no Grupo B.

Melhor em Campo

No meio de tanta desinspiração ofensiva destacou-se Aleksei Miranchuk, um dos poucos que saiu da mediania. O médio foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.4, graças ao grande golo que marcou, mas também a três passes para finalização, um passe de ruptura, oito passes ofensivos valiosos e quatro acções com bola na área contrária.

Destaques da Finlândia

Robin Lod 6.2 – O mais esclarecido dos finlandeses, com dois passes de ruptura, dois para finalização, cinco valiosos e ainda cinco desarmes.

Lukas Hradecky 5.7 – Mais uma vez o guarda-redes finlandês esteve em grande plano, desta feita com duas defesas, ambas a remates na sua grande área e de elevado grau de dificuldade, e ainda somou duas saídas pelo ar eficazes.

Destaques da Rússia

Daler Kuzyayev 6.7 – Bom jogo do ala-esquerdo dos russos, activo a atacar, com seis passes ofensivos valiosos, cinco cruzamentos (dois eficazes), seis acções com bola na área contrária e três dribles completos em cinco.

Artem Dzyuba 6.5 – Um verdadeiro “armário”, a estampa física deste ponta de lança não lhe permitiu marcar desta vez, mas fez a assistência para o golo, 12 passes ofensivos valiosos, somou dez acções com bola na área finlandesa e ganhou impressionantes dez duelos aéreos ofensivos em 14.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …

Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei. Segundo avançou esta …

Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada. Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, …

OMS quer adiar as doses de reforço das vacinas em países ricos por causa das desigualdades mundiais

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira uma moratória sobre as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 para que os países pobres possam imunizar a sua população. A Organização Mundial …

Jovens saudáveis em ambientes de risco devem ser vacinados, defendem especialistas

Especialistas são contra a existência de um único critério, o das doenças pré-existentes, e defendem que deve ser criado um regime de "porta aberta" que permita a vacinação de todos os jovens entre os 12 …

Senhora da Graça vai poder ter público na Volta a Portugal

A 9.ª etapa da 82.ª edição da Volta a Portugal vai poder ter público na chegada ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Segundo o Jornal de Notícias, o público vai voltar à …

Nova praia fluvial no Alqueva "nasce" na aldeia que deu nome à barragem

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. “A …

Polícia chamada durante festejos de uma medalha de ouro

Ana Marcela Cunha, nova campeã olímpica de águas abertas, não fazia ideia do que estava a acontecer em casa da sua namorada. Angélica André ficou no 17.º lugar. Eram 6h30 da manhã no Japão quando começou …