“Fim do sonho” do Brasil dita a saída do “burro” Tite. Há dois portugueses na calha para lhe suceder

Neil Hall / EPA

“Fim do sonho”, “balde de água fria” ou “Brasil chora” são algumas das manchetes da imprensa brasileira para descrever a eliminação da “canarinha” nos quartos de final do Mundial2022, com culpas atiradas ao treinador Tite.

A equipa de Tite, cinco vezes campeã mundial, terminou a sua campanha num jogo “dramático” contra a Croácia, que foi resolvido numa disputa de penáltis, diz o jornal O Globo, que acrescenta que o foi adiado “o sonho do Hexa para 2026”.

Para o jornal “O Estado de São Paulo”, a equipa brasileira “deixou os seus adversários em pé de igualdade no final do tempo extra”.

Ninguém no país esperava uma eliminação contra a Croácia e, antes do encontro, alguns meios de comunicação lançaram sondagens digitais para escolher a melhor forma de vestir a sexta estrela, símbolo de campeão mundial, na camisola verde e amarela.

A “Folha de São Paulo” ilustra o desastre com várias fotografias do guarda-redes croata Dominik Livakovic, “o grande protagonista da partida”.

O diário paulista também destaca o golo marcado por Neymar para igualar Pelé como o melhor marcador de todos os tempos da seleção nacional com 77 golos.

Por seu lado, o diário desportivo “Lance!” considerou que o Brasil “não compreendia o jogo” e “fazia tudo o que a Croácia queria“.

Os colunistas do UOL foram os mais duros para Tite, que já tinha anunciado que se demitiria após o Campeonato do Mundo no Catar.

O comentador Vitor Guedes disse que o treinador “alinhou mal” e que foi “pior ainda” a fazer mudanças, recordando também “a aberração” de chamar Daniel Alves, que não joga desde setembro.

Na mesma linha, o comentador Milton Neves frisou que “Tite foi o grande culpado pelo fracasso do Brasil no Qatar”.

“Em primeiro lugar, por ter chamado laterais em que não confiava, tais como Daniel Alves”, disse, sublinhando o “erro ao substituir Vinícius Júnior na segunda parte”.

“E agora, nada agora! Vai para casa e espera que em quatro anos surja um novo Pelé, mesmo que isso seja “totalmente impossível”, concluiu.

O antigo internacional brasileiro Neto, actual comentador, estava em direto no programa Donos da Bola, do canal televisivo Bandeirantes, e foi ainda mais longe nas críticas ao técnico. “Seu burro! Seu idiota! Você perdeu a Copa do Mundo”, acusou.

O presidente eleito do Brasil já reagiu à derrota, dizendo que “o Brasil se esforçou, Neymar fez um belo golo e o ‘time’ merecia mais”.

“Meus cumprimentos aos jogadores e comissão técnica. Vamos em frente que na vida jamais podemos desistir“, frisou Lula da Silva.

“Fim de ciclo”

Na sequência da eliminação do Mundial, Tite anunciou que está de saída do comando da canarinha. “Derrota dolorosa, porém estou em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou uma pessoa de duas palavras. Não estava a jogar para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, afirma.

O técnico considera que “o tempo pode responder melhor” sobre o seu legado. “A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter… a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação”, sublinha.

Tite respondeu ainda às críticas por ter colocado Neymar, o melhor marcador de penáltis da equipa, no quinto lugar, tendo a equipa sido eliminada ainda antes de o jogador do PSG poder bater.

“Ele cobraria o quinto e decisivo penálti. Fica com uma pressão maior o jogador que tem mais qualidade e o mental mais forte para fazer a cobrança”, explica.

Quem pode suceder a Tite?

A imprensa brasileira está já a especular sobre quem pode agora assumir o leme da equipa e uma sondagem da GloboEsporte já aponta os favoritos.

Pep Guardiola é o grande favorito, conseguindo 32,25% dos votos. O técnico espanhol, que recentemente renovou o contrato com o Manchester City, já manifestou publicamente que gostaria de treinar uma selecção — e os boatos em torno do Brasil não são de agora.

Francisco Novelletto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol ,até revelou recentemente que o Brasil tentou contratar Guardiola, mas o seu salário impediu o avanço.

“Fizemos uma sondagem pelo Guardiola e ele aceitava treinar a seleção. Porém, o salário de 24 milhões de euros por ano era insustentável. O salário do Tite é inferior ao que ele receberia em qualquer clube brasileiro neste momento”, explicou.

Depois de Guardiola, há dois portugueses na lista. Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem adquirido um gosto por treinadores lusos, com Jorge Jesus, Paulo Sousa, Abel Ferreira ou Vítor Pereira a comandar equipas do Brasileirão.

Abel Ferreira, que está actualmente no Palmeiras, é mesmo o segundo nome mais votado, alcançando 25,85% das preferências. Recorde-se que o português já conquistou duas Taças Libertadores ao serviço do clube.

A fechar o pódio surge precisamente Jorge Jesus, que de momento está a comandar o Fenerbahçe, com 10,54% dos votos. Jesus teve uma passagem curta mas memorável pelo Flamengo, tendo vencido cinco títulos pelo clube, com apenas quatro derrotas. Além da Libertadores, o português também ganhou o Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.

Atrás de Abel e Jesus surgem os brasileiros Fernando Diniz, Renato Gaúcho, Cuca, Rogério Ceni e Mano Menezes, enquanto o argentino Jorge Sampaoli, actualmente ao leme do Sevilha, fecha a contagem.

Adriana Peixoto, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.